O que é necessário para se cadastrar no Programa

Ser Mãe Coruja

Municípios atendidos pelo Mãe Coruja

Cantos Mãe Coruja

Notícias do Blog

Síndrome de Burnout foi tema discutido no Janeiro Branco

 

...”Acúmulo de tarefas, cobranças excessivas, perfeccionismo e foco no trabalho como fonte exclusiva de prazer levam ao esgotamento físico e mental”… 

 

 

Janeiro Branco é uma campanha totalmente dedicada à conscientização e à prevenção em relação à Saúde Mental, uma campanha concebida por psicólogos(as) e realizada por psicólogos(as) e estudantes em parceria com todos os demais profissionais do universo da Saúde.

 

 

Considerando a importância desta campanha, o Canto Mãe Coruja do município de Santa Maria da Boa Vista, Sertão do São Francisco, durante o mês de janeiro, levou conhecimento aos profissionais e famílias da área rural sobre a Síndrome de Burnout.  Em forma de apresentação de imagens, leituras dinâmicas e discussões, foi mostrando que a síndrome é causada pelo esgotamento físico e emocional da pessoa no trabalho. A temática foi discutida com os profissionais do CRAS, Bolsa Família, Programa Criança Feliz e famílias da área rural, onde em ocasião expuseram seus comportamentos e níveis de estresses diário, sobretudo, no trabalho. O momento oportunizou uma auto avaliação e formas de como controlar o estresse, cansaço excessivo e prolongado no trabalho.

 

 

O momento entre as famílias foi considerado também muito importante, uma vez que as discussões aliaram-se as atividades domésticas do dia a dia; “Dona de casa também é profissão” ,  relatou  mulher participante. Onde frisou que; “Já não sei o que é dormir, comer uma comida diferente, ser eu mesma, são 24 horas para a família, o que acaba me deixando estressada, sem dormir, sem vontade de me arrumar, isso não é normal.” Outras mulheres reafirmaram que os afazeres domésticos causam muito estresse e cansaço.

 

 

A discussão foi finalizada mostrando pontos relevantes para combater e controlar os níveis de estresse. Mostrou-se ainda as diferenças da síndrome, da depressão e outras situações que levam a confundir síndromes de ocasiões estressantes e fatigantes do cotidiano. As atividades foram concluídas com um café da manhã servido aos participantes.

 

 

Texto:

Girlandia César

Silvana de Alencar

Técnicas de Avaliação e Monitoramento

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram has returned invalid data.
© 2015 - 2018 Mãe Coruja Pernambucana
Mãe Coruja
Governo do Estado do Pernambuco