Semana do bebê intensifica cuidados com a saúde das crianças Lagoagrandenses

A semana do bebê tem como objetivo contribuir para o fortalecimento de políticas públicas voltadas para primeira infância, que é do nascimento até os seis anos. Para comemorar a semana festiva, a Prefeitura de Lagoa Grande, através das secretarias de Saúde e Assistência Social, Comissão Pró-Selo UNICEF, em parceria com o Programa Mãe Coruja Pernambucana, Círculo de Educação e Cultura (CEC), Centro de Referência da Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Programa Criança Feliz, e Conselho Tutelar, realizaram, no último dia 25 de novembro, a abertura da III Semana do Bebê.

A abertura aconteceu no Programa Saúde da Família (PSF I) e contou com a palestra do enfermeiro Leonardo Lima sobre os cuidados com o bebê. Dando continuidade, a psicóloga Izabella Estevão Albuquerque falou sobre os aspectos psicológicos da mulher durante e após gestação, e deu orientações para uma gestação saudável, como por exemplo evitar trauma intrauterino e proporcionar à criança uma infância saudável, no aspecto emocional.

A programação foi pensada para a mamãe e o bebê e intensificada durante a semana nos dez Postos de Saúde da Família (PSFs) municipais, ofertando diversas atividades e palestras sobre incentivo ao aleitamento materno, alimentação saudável, e cuidados com o bebê.

A culminância de encerramento aconteceu no último dia 29, às 09:30, na quadra de esportes do bairro Morada Nova, com a presença dos idealizadores das ações, mães e crianças. Integrando as atividades, houve orientação com a odontóloga Luana Kaliane sobre cuidados com a saúde bucal. Para alegrar e divertir as crianças foi montada uma piscina de bolinhas, além da distribuição de brindes.

Autoras: Gicélia Maria e Naíra Kaloczi

Fotos: Isael e Sávio Oliveira