Saloá retoma atividades no Projeto Gerando Vidas

Desde 2018, o projeto Gerando Vidas vem fortalecendo os vínculos entre as gestantes e as equipes de saúde do município através de encontros, que agora ocorrem mensalmente, com diversos temas de interesse das mulheres e famílias.

O projeto é uma parceria entre o Programa Mãe Coruja Pernambucana (PMCP), a Secretaria Municipal de Saúde, Programa Criança Feliz, Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e (Creas), além do Núcleo de Atenção à Saúde da Família (Nasf). Tem como objetivo proporcionar às gestantes momentos de partilha de informações sobre cuidados durante a gestação e com seu bebê, abordando questões de alimentação e amamentação, dentre muitos outros temas que são debatidos ao longo do ciclo.

O primeiro encontro de 2020 ocorreu na última quinta-feira,  dia 14 de fevereiro, no Círculo de Convivência de Idosos. Após apresentação do projeto e dos parceiros envolvidos, foi realizada uma dinâmica de integração e reflexão sobre encarar desafios, dirigida pela técnica de Monitoramento e Avaliação do Canto Mãe Coruja, Wdlândia Karoline . Em seguida, a enfermeira Jaisa explicou sobre a importância do pré-natal, tema escolhido para dar início à nova temporada de encontros do projeto. Foi com cuidado e simplicidade que ela apresentou a caderneta da gestante e os principais exames que são pedidos e realizados, explicando a importância de cada um deles, de modo que as mulheres se sentiram à vontade para perguntar e participar.

O encontro foi encerrado com um lanche e entrega de lembranças bem como um cartão com a programação temática dos próximos encontros.

Autora: Wdlândia Karoline