O que é necessário para se cadastrar no Programa

Ser Mãe Coruja

Municípios atendidos pelo Mãe Coruja

Cantos Mãe Coruja

Notícias do Blog

Canto Mãe Coruja Condado realiza palestra virtual sobre puericultura

 

 

O Canto Mãe Coruja Condado realizou, no último dia 28 de maio, webconfêrencia com a temática de saúde da criança. A palestra foi realizada como uma das atividades do módulo “Criança”, dos Círculos de Educação e Cultura (CEC), tendo como público-alvo as educandas. A atividade foi marcada por interação, perguntas e descobertas das educandas, e toda a equipe do CEC, iniciando às 14h e concluindo as 16:30h.

 

 

 

Provocar e despertar nas mães o interesse pelas consultas de puericultura no primeiro ano de vida é um fator importante, para a descoberta de possíveis agravos de saúde nessa primeira fase da vida, e o acompanhamento da situação vacinal.

 

A puericultura tem início no pré-natal, com o preparo da chegada de um novo membro para a família. É importante também destacar a importância para toda a equipe de saúde, porque vem fortalecer os vínculos da família e equipe.

 

 

 

 

Durante o evento destacamos a importância da triagem neonatal, que deve acontecer os três primeiros dias de vida no hospital, com a realização do teste do olhinho, teste do coraçãozinho, teste da orelhinha e teste do pezinho, assegurados por lei, o que vão permitir o diagnóstico de possíveis agravos de saúde nas crianças. O teste do pezinho é fundamental, podendo ser feito até os primeiros 30 dias de vida, porém, preferenialmente  do terceiro até o sétimo dia de vida, no próprio município de residência da mãe, e é gratuito.

 

Listamos cinco objetivos da puericultura:

  • Garantir um crescimento e desenvolvimento saudável para as crianças;
  • Acompanhar a situação vacinal das crianças;
  • Estimular a prática do aleitamento materno;
  • Prevenir as doenças que afetam as crianças nos primeiros 18 meses de vida;
  • Orientar a implantação da alimentação complementar.

Canto Mãe Coruja Condado!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram has returned invalid data.
© 2015 - 2021 Mãe Coruja Pernambucana
Mãe Coruja
Governo do Estado do Pernambuco