O que é necessário para se cadastrar no Programa

Ser Mãe Coruja

Municípios atendidos pelo Mãe Coruja

Cantos Mãe Coruja

Notícias do Blog

Programa Mãe Coruja Ferreiros vivencia o Setembro Amarelo

 

Os Círculos de Educação e Cultura (CEC), do Programa Mãe Coruja de Ferreiros, vivenciaram momentos contemplativos ao Setembro Amarelo, com dinâmicas e explanação da temática junto às educandas a fim de fomentar o diálogo e conscientizar sobre a prevenção do suicídio. Dentre as ações, no dia 24 de setembro, promoveram uma roda de conversa em parceria com a assessora jurídica e representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Seccional Pernambuco, a advogada Ana Alice Araújo.

 

 

 

 

Em sua apresentação, a advogada atentou para os sinais de alerta de comportamentos que incluem manifestações de fala em forma de desabafo, inferiorização, humor depressivo, irritabilidade, isolamento social e alterações no autocuidado, nas atividades de vida diária e rotina. A palestrante fixou que é possível perceber no discurso e no comportamento do indivíduo quando há tendência, ameaça e prenúncio de suicídio.

 

 

 

Deste momento também participou o grupo Desbravadores, do qual participa nossa educanda Alessandra (CEC Emiliano), apresentando um vídeo com várias situações de colaboração, solidariedade e cooperação, com sugestões de como podemos ajudar e ser “luz” para o próximo. Contamos ainda com relatos das educandas, que se identificaram ou perceberam pessoas do convívio com os sintomas e sinais discutidos; entre outros depoimentos como das educandas do CEC PSF IV, Ana Paula (“Eu sou forte e empoderada, não caio nessa”) e Carolaice (“Esse pensamento de me matar não faz mais parte de mim, quero viver!”). Valorizando as falas e mais esta iniciativa do Programa Mãe Coruja, a palestrante complementou que “nossa missão é lutar pela vida”.

 

 

 

 

Texto: Equipe do Programa Mãe Coruja – Canto Ferreiros

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Unable to communicate with Instagram.
© 2015 - 2019 Mãe Coruja Pernambucana
Mãe Coruja
Governo do Estado do Pernambuco