Mãe Coruja em Cabrobó realiza atendimento itinerante em território indígena e celebra o Janeiro Branco

No último dia 11 de Janeiro, profissionais do Programa Mãe Coruja Pernambucana, em Cabrobó, no Sertão, realizaram ações itinerantes na Aldeia Caatinguinha, na Ilha de Assunção,  com o objetivo de trabalhar temáticas e questionamentos voltados à campanha Janeiro Branco, que prioriza o olhar para a Saúde Mental.

Além da técnica do Canto Mãe Coruja, o grupo de gestantes contou com a participação da professora Rosa Flor, do Circulo de Educação e Cultura Indígena (CEC). Mesmo em tempos de pandemia é possível cuidar da saúde mental, porém é necessário aprender a lidar com as emoções, sendo esse o ponto primordial. Durante o encontro, foram realizadas dinâmicas  onde as mulheres foram incentivadas a expressar os sentimentos agradáveis e não agradáveis, apresentando-se métodos para lidar com cada um deles, em especial o amor, a alegria, a raiva, a tristeza e o medo, uma vez que podem desencadeiar diversos outros sentimentos e influenciar em atitudes e escolhas.

Foi um momento de grande troca de vivencias, aprendizado compartilhado, diversão, dinâmica e sorteio. Posteriormente a isso, foram realizados novos cadastros no Programa Mãe Coruja e acompanhamento das gestantes já cadastradas. Por fim, a ação significou um momento importante com a equipe, reforçando-se a parceria e fortalecendo o trabalho.

Ana Cláudia Torres

Técnica do Canto Mãe Coruja de Cabrobó