O que é necessário para se cadastrar no Programa

Ser Mãe Coruja

Municípios atendidos pelo Mãe Coruja

Cantos Mãe Coruja

Notícias do Blog

Programa Mãe Coruja em Cabrobó intensifica prevenção ao suicídio e aborda a Depressão Pós Parto

Setembro é um mês dedicado às ações pontuais de prevenção ao suicídio, para tanto se faz necessário que a atenção e cuidado aconteça durante todo tempo. As pessoas tentam suicídio por diversas situações, dentre elas por estar deprimido ou angustiado, tentando fugir de uma situação da vida que lhes parece insuportável; sentirem-se vítimas; sentimentos de rejeição, perda ou solidão, sendo inúmeros os sentimentos que fazem as pessoas cometerem este ato de violência contra si. Sabe-se também que os comportamentos que levam a atos suicidas são a depressão ou transtorno bipolar; morte de uma pessoa querida; trauma emocional; desemprego ou problemas financeiros; algum membro da família que cometeu suicídio; histórico de negligência ou abuso na infância; dependência de drogas ou álcool dentre outros.

 

 

Desta forma, o Mãe Coruja em Cabrobó organizou grupo com gestantes na Unidade de Saúde do Murici, participou de grupo de Gestante na Unidade de Saúde da Mãe Rosa, e realizou atividades com as mulheres cadastradas no Programa Mãe Coruja de forma remota, com o tema principal: Prevenção ao Suicídio e Depressão Pós Parto. A depressão pós-parto é uma condição de profunda tristeza, desespero e falta de esperança que acontece logo após o parto ou algumas semanas no período puerperal, que na maioria das vezes precisa de um uma intervenção profissional da área especifica para que essa mulher possa se libertar desta depressão. Esta condição deve-se ao momento delicado que a mulher enfrenta após o nascimento do filho que nem sempre acontece conforme o esperado, ou por fatores já preexistentes. Vale ressaltar que são muitas as alterações que a mulher sofre devido à mudança de fase da vida, sejam os fatores físicos, hormonais, emocionais, estilo de vida ou estarem ligados a transtornos psiquiátricos prévios. Falta de apoio da família ou do parceiro, isolamento e privação de sono.

 

 

 

 

Para que elas se reconheçam dentro do que estão vivenciando, quando é o caso da mulher que está com depressão pós-parto, ou tenham acesso aos serviços ofertados, precisam conhecer a rede de atenção à saúde municipal e precisam que esta rede funcione. O Canto Mãe Coruja tem apresentado a rede durante os acompanhamentos e eventos, bem como realizado encaminhamentos conforme surgem as demandas e atendendo a esta população devido à articulação com a rede de cuidado e atenção. Foram dias vivenciados de forma intensa dentro das ações do Programa Mãe Coruja, compartilhando conhecimento e experiências grandiosas pelas mulheres envolvidas, assim como encaminhamentos para rede de cuidado.

 

 

 

 

 

Texto

Ana Cláudia Torres

Sandra Costa

Técnica do Canto Mãe Coruja de Cabrobó

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram has returned invalid data.
© 2015 - 2021 Mãe Coruja Pernambucana
Mãe Coruja
Governo do Estado do Pernambuco