O que é necessário para se cadastrar no Programa

Ser Mãe Coruja

Municípios atendidos pelo Mãe Coruja

Cantos Mãe Coruja

Notícias do Blog

Programa Mãe Coruja de Terezinha realiza oficina sobre aleitamento

O Canto Mãe Coruja de Terezinha, no Agreste, realizou, nos dias 26 e 27 de agosto, a oficina Mãe Coruja Amamenta e Alimenta, nas zonas rural e urbana. As atividades tiveram a participação de 43 pessoas, incluindo os usuários das Unidades Básicas de Saúde (UBS) Guaribas e Preta Gomes, e  tiveram como objetivo multiplicar os saberes sobre o aleitamento materno e incentivar a prática como alimentação exclusiva de crianças até os seis meses de idade. Os conteúdos foram ministrados pelas técnicas do Programa Mãe Coruja, Juliana Klart e Rozana de Araújo, com a participação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e equipe de cada unidade de saúde. Foram enfatizados os dez passos para uma alimentação saudável, a forma correta de amamentar e as vantagens do leite materno.

 

 

 

 

 

No dia 26, tivemos o prazer de contar com gestantes curiosas quanto ao tema proposto – “Agosto Dourado”, mês de fortalecimento da amamentação – em que foi incluída a oficina do Amamenta e alimenta do Programa Mãe Coruja. Foi demonstrado, através de um molde com figura de mamas, como as mães podem fazer a correta posição para amamentar seu bebê e ainda sua higienização ou até massagens estimulantes para descida do leite. Houve também um momento para conversar sobre os mitos e verdades da amamentação, pois entre as gestantes, quatro delas são nulíparas e tiraram algumas dúvidas.

 

 

 

 

 

Já no dia 27, através de uma palestra e dinâmica desenvolvida,  deu-se continuidade ao esclarecimento dos mitos e verdades na amamentação. Entre as participantes identificamos duas gestantes que relataram o insucesso com filhos anteriores. Segundo as mulheres, entre os motivos para isso estavam a “preguiça”, a praticidade com a mamadeira,  além de dor nos seios decorrentes da pega. Constatamos que faltou orientação quanto a todas suas inseguranças e o posição correta para a amamentação.

 

 

 

Os momentos foram encerrados com lanche saudável para todos presentes como estímulo para uma boa alimentação, além do sorteio de alguns brindes. Vimos que a importância de expandir cada vez mais o tema em questão é de suma necessidade, diariamente, pois em cada mulher e cada criança há um desenvolvimento específico e este tema nunca se defasa.

Canto Mãe Coruja Terezinha

Técnicas: Juliana Klart e Rozana de Araújo

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram has returned invalid data.
© 2015 - 2019 Mãe Coruja Pernambucana
Mãe Coruja
Governo do Estado do Pernambuco