O que é necessário para se cadastrar no Programa

Ser Mãe Coruja

Municípios atendidos pelo Mãe Coruja

Cantos Mãe Coruja

Notícias do Blog

Programa Mãe Coruja de Araripina realiza segunda oficina do PDI

O Canto Mãe Coruja de Araripina, no Sertão, realizou a segunda etapa da oficina “Brincando, Aprendendo e Desenvolvendo”. A atividade, coordenada pelas técnicas de Monitoramento e Avaliação do Canto, junto com as professoras dos Círculos de Educação e Cultura (CEC), integra o Plano de Desenvolvimento Infantil (PDI) do Programa Mãe Coruja Pernambucana.

 

O objetivo do PDI é implementar ações voltadas para o desenvolvimento integral da criança, de forma intersetorial, fortalecendo as políticas públicas de saúde, educação e desenvolvimento social e trabalhando também os vínculos familiares. Nos encontros, realizados com famílias de mulheres cadastradas no Programa Mãe Coruja Pernambucana, são entregues kits com brinquedos adequados às fases em que as crianças se encontram.

 

 

 

 

 

No primeiro encontro, voltado para crianças de idade entre zero a seis meses, as famílias recebem orientações sobre a importância de estimular a criança a partir de brinquedos e brincadeiras. Os participantes recebem um kit de brinquedos sensoriais contendo itens como chocalho, brinquedo de flutuar, tapete de EVA, mordedor, CD com cantigas de roda e a cartilha “Compreendendo o Desenvolvimento Infantil”. Além disso, participam de oficinas de contação de histórias e aprendem sobre a Shantalla, massagem que ajuda a mãe a desenvolver um vínculo com a criança ao mesmo tempo em que a ajuda a relaxar, melhorar as dores de cólica e algum desconforto. O contato físico também propicia a construção do vínculo.

 

 

 

 

Já no segundo encontro, que foi realizado na última quinta-feira (13), foi feita uma revisão do que foi trabalhado na primeira oficina com as famílias, que recebem a segunda parte do kit, voltado para crianças de 7 a 12 meses, contendo itens como brinquedo de martelar, fantoche, um livro de histórias e um violão. Na atividade foram realizadas também rodas de conversa com trocas de experiências e pautando-se sobre a alimentação complementar, já que é o momento em que a criança se encontra na fase de transição da amamentação para ampliação de sua dieta.  Apenas famílias que participaram do primeiro encontro podem receber os kits na segunda etapa. Os kits com brinquedos sensoriais são disponibilizados pela Secretaria Estadual de Educação.

 

 

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram has returned invalid data.
© 2015 - 2020 Mãe Coruja Pernambucana
Mãe Coruja
Governo do Estado do Pernambuco