Programa Mãe Coruja completa 12 anos de atividade

O Programa Mãe Coruja Pernambucana (PMCP), um dos programas sociais brasileiros de referência no combate mortalidade materna e infantil, premiado pelas Nações Unidas e pela Organização dos Estados Americanos, como referência em política pública, completa doze anos de atuação hoje (4).

Implantado em 4 outubro de 2007, o programa desde então realiza ações intersetoriais nos eixos de saúde, educação, cultura e desenvolvimento social, contando atualmente com o apoio de nove secretarias do Governo de Pernambuco. A partir do Plano de Desenvolvimento Infantil (PDI), lançado em 2017, o PMCP ampliou seu olhar na direção da valorização da primeira infância, fase que vai dos zero aos seis anos de idade.
De 2007 até hoje, o Mãe Coruja já cadastrou 202 mil mulheres, acompanhou o desenrolar de 240 mil gestações e assistiu ao nascimento de 172 mil crianças, permanecendo ao lado delas e de suas mães durante seu crescimento e desenvolvimento. O programa está presente em todas as regiões do estado, em 105 municípios e no Arquipélago de Fernando de Noronha, envolvendo uma família de cerca de 230 profissionais.
É o objetivo do PMCP continuar cuidando de forma ampla da mulher e das crianças; fortalecendo os vínculos afetivos; promovendo uma gestação saudável; e garantindo às crianças nascidas no território pernambucano o direito a um nascimento e desenvolvimento saudável e harmonioso.
Nesta data importante, o PMCP agradece a todos os parceiros, sejam eles agentes públicos estaduais, municipais e também da sociedade civil, na luta pelo direito à vida!