Profissionais do Mãe Coruja discutem ampliação do suporte às mães na pandemia

Profissionais do Mãe Coruja lotados na I, II e XII Gerências Regionais de Saúde (Geres), participaram de reuniões por videoconferência na última segunda-feira (27) para discutir formas de aumentar o suporte, de forma remota, às mães e gestantes nessa quarentena. A iniciativa partiu da coordenadora regional responsável, Josoilma Lino, após mulheres relatarem necessidade de maior apoio psicológico e de orientações. A ideia, com os encontros, separados por região, foi ampliar a participação de mulheres já atendidas pelos profissionais dos Cantos Mãe Coruja, ao incluir grupos trabalhados pelos professores dos Círculos de Educação e Cultura (CEC) em videochamadas conjuntas, dando mais integração ao acompanhamento desse público.

A atuação integrada, além de fortalecer políticas de cuidado, também vai ampliar o alcance de orientações de higiene e de deslocamento, como uso de máscaras em mulheres e seus familiares, cuidados com a criança, entre outras. “Algumas mães estão sentindo falta da disponibilidade dos Cantos Mãe Coruja abertos, porque é um lugar em que elas podem conversar, receber conforto e orientações. Por isso precisamos contornar dificuldades e chegar mais junto nas que mais precisam”, disse Josoilma.