Prefeituras do Sertão do Araripe firmam cooperação institucional com o Mãe Coruja

O Programa Mãe Coruja Pernambucana depende da parceria entre o Governo de Pernambuco e as prefeituras municipais, tendo responsabilidades e ações firmadas por meio da assinatura do Termo de Cooperação Técnica e Institucional. Na prática, o documento permite o funcionamento do programa ou sua continuidade, uma vez que as prefeituras arcam com as instalações físicas dos Cantos Mãe Coruja e se comprometem a atuar pelo fortalecimento das redes de atenção primária e de cuidados à gestante. Com isso, as gestões municipais também participam do planejamento e do monitoramento das ações para a redução da mortalidade infantil e estímulo ao desenvolvimento da mãe e da criança. Ao Governo do Estado, cabe zelar pela contratação e a manutenção dos profissionais, aquisição de móveis, suprimentos, entre outras despesas.

Nesta quinta-feira (18) a Prefeitura de Trindade, no Sertão do Araripe, confirmou o comprometimento com o funcionamento do Mãe Coruja no município. A assinatura ocorreu no gabinete da prefeita, na sede do poder executivo municipal e contou com a participação, além da gestora municipal, das profissionais do Canto Mãe Coruja.  Na última segunda-feira (15), foi a vez da Prefeitura de Bodocó assinar o documento. A adesão ocorreu durante encontro com o prefeito, a primeira-dama e profissionais vinculados ao programa, incluindo professores dos Círculos de Educação e Cultura (CEC), no próprio Canto Mãe Coruja, que fica na Av. Mal. Floriano Peixoto, 206, Centro. Na ocasião foram debatidas as prioridades e ações estratégicas do programa bem como o apoio da gestão para um trabalho conjunto na construção de uma rede materno-infantil solidária.

As prefeituras da IX Região de Saúde têm acolhido o Mãe Coruja com o objetivo de fortalecer as redes de cuidado ao público-alvo do programa. No último dia 12 de fevereiro, o prefeito de Exu também firmou compromisso com o Programa Mãe Coruja, assim como os gestores municipais de Ipubi, Parnamirim e Ouricuri, que assinaram o documento.

Texto: Leonia Carvalho de Moura