Oficina de puericultura fortalece consultas nos PSFs de Lagoa Grande

Na manhã da última terça-feira (22), aconteceu no Programa Saúde da Família (PSF-01), em Lagoa Grande, o primeiro acompanhamento de puericultura em 2019.

A consulta de puericultura, é destinada à avaliação completa da criança, incluindo características físicas e cognitivas. Além, disso, o procedimento permite uma intervenção mais rápida e eficaz quando identificada, de forma precoce, qualquer anormalidade. No acompanhamento, o enfermeiro Leonardo Luiz Bezerra Lima verificou cuidadosamente o peso e a altura da criança, fez avaliação antropométrica, registrou os dados nos gráficos e preencheu o instrumento da vigilância (Caderneta da Criança).

No município, as consultas de puericultura vem sendo fortalecidas desde o ano passado, quando a VIII Gerência Regional de Saúde (Geres) e a coordenação regional do Programa Mãe Coruja Pernambucana, em parceria com as residências de Saúde da Criança e do Adolescente, e Obstetrícia do Hospital Dom Malan/Imip capacitaram em puericultura os enfermeiros da atenção básica. A finalidade da capacitação foi aprimorar o acompanhamento contínuo e integral do crescimento e desenvolvimento das crianças, com o alerta à importância do preenchimento adequado da caderneta da criança. Na ocasião, a técnica do Canto Mãe Coruja no município, Gicélia Maria, explicou às mães a importância do acompanhamento mensal no PSF, e do retorno ao Canto para atualização no sistema.

Gicélia Maria dos Santos

Profissional do Canto Mãe Coruja de Lagoa Grande