O que é necessário para se cadastrar no Programa

Ser Mãe Coruja

Municípios atendidos pelo Mãe Coruja

Cantos Mãe Coruja

Notícias do Blog

Mulheres participam de curso de saboaria artesanal em Paranatama

 

No último dia 14 de novembro, foi encerrado, em Paranatama, no Agreste, o curso “Noções de Saboaria Artesanal”, para mulheres cadastradas Programa Mãe Coruja Pernambucana (PMCP). Com duração de sete dias, a atividade foi ministrada pela professora Alessandra Cristina de Lima, representante da Cooperativa de Trabalho Agrícola, Assistência Técnica e Serviços (COOATES), através da Secretaria de Trabalho, Qualificação e Emprego (Seteq-PE).

 

 

 

 

Participaram do curso doze mulheres, além da profissional do Canto Mãe Coruja e as professoras e coordenadora pedagógica do Círculo de Educação e Cultura (CEC). O respectivo curso trouxe conteúdos como o que é a  produção artesanal, seus aspectos sociais, culturais, econômicos e ambientais, e a produção de sabonetes artesanais. A saboaria é uma arte antiga, que não se sabe ao certo a origem, mas que provavelmente surgiu em 2.800 A.C. na Mongólia. A saboaria artesanal é feita sem a utilização de maquinário industrial e geralmente utiliza óleos vegetais e glicerina, um derivado do processo natural de saponificação e tem poder hidratante.

 

 

 

Foi um curso de atividades de fácil acesso e ampla utilização. Em sua apresentação, a professora cativou e motivou as 12 mulheres que ali estavam  participando; aprenderam a fazer seus sabonetes, como também criaram seus próprios moldes de garrafas pets, sempre atentas e colaborativas. “Adorei o Curso, ele foi muito proveitoso, aprendi e vou continuar fazendo, tanto para o meu consumo, como para tentar ganhar uma renda”, disse a educanda Helena Barbosa.

Muitos foram os agradecimentos pela realização deste momento e certamente muitos sabonetes e outros itens serão produzidos com a técnica aprendida.

 

 

 

Informações: Núbia Roberta Venâncio – Canto Mãe Coruja de Paranatama

 

 

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram has returned invalid data.
© 2015 - 2020 Mãe Coruja Pernambucana
Mãe Coruja
Governo do Estado do Pernambuco