O que é necessário para se cadastrar no Programa

Ser Mãe Coruja

Municípios atendidos pelo Mãe Coruja

Cantos Mãe Coruja

Notícias do Blog

A maternidade em tempos de pandemia

A pandemia da covid-19 modificou a rotina de todos, potencializando as atividades do teletrabalho e provocando mudanças de comportamento dentro de casa. O confinamento e o distanciamento social gerou fortes mudanças emocionais. Nesses tempos, ser mãe vai além de cuidar da casa, do trabalho e dos filhos: é vencer o medo e a insegurança provocada pela doença, cuidando da saúde e se protegendo.

 

A gravidez, nesses tempos de pandemia, fez Elaine Pereira, que reside na zona rural do município de Brejão, no Agreste, redobrar os cuidados com a sua terceira gestação, a primeira que ela vivencia com acompanhamento do Programa Mãe Coruja, desde o dia 16 de fevereiro de 2021, data em que foi cadastrada pelas profissionais do Canto. Participar do programa era seu sonho, especialmente de cursos de qualificação e aulas dos Círculos de Educação e Cultura (CEC), uma vez que ela já era uma aluna ouvinte.

 

 

 

 
Para Elaine, a maternidade durante a quarentena trouxe desafios que impactam nas atividades do cotidiano: cuidar da casa, trabalho, crianças e do relacionamento, superando medos e angústias que a nova rotina traz. “Ficar em casa, se protegendo da doença, é simplesmente um ato de amor pelo filho e ao próximo. Durmo e acordo pedindo a deus que nos proteja”, disse.

 

 

 


A gestação e a maternidade, tendo em vista que as gestantes possuem alto risco para formas mais graves da Covid, é um exercício de sobrevivência amor e superação. Se manter protegida, respeitando o distanciamento social, sempre atenta às práticas de higiene do corpo e das mãos e usando máscaras sempre que possível traz a esperança de que, cedo ou tarde tudo volte ao normal, sobretudo diante do futuro das novas vidas que estão sendo geradas no ventre de Elaine e de tantas outras mães.

Autores:
Profissionais do Canto – Célia de Oliveira e Jamylle Caroline

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram has returned invalid data.
© 2015 - 2021 Mãe Coruja Pernambucana
Mãe Coruja
Governo do Estado do Pernambuco