Presença do Mãe Coruja nas redes sociais facilita acesso de gestantes

As redes sociais já fazem parte do nosso cotidiano há alguns anos e o Programa Mãe Coruja Pernambucana está online para também se aproximar da população. Foi assim que o morador do município de Belo Jardim, no Agreste, Anderson Leonardo, de 26 anos, encontrou o Canto Mãe Coruja do município para que sua esposa, Simone, pudesse ser cadastrada para ter o acompanhamento e serviços oferecidos.

“Há alguns anos ouvia falar sobre o Mãe Coruja e não tinha ideia sobre o que significava e qual a importância na gestação. Não sabia que era um programa de responsabilidade do Governo do Estado. Essa foi minha realidade até eu pesquisar por alguns dias nas redes sociais e no site do Mãe Coruja. Através da pesquisa, compreendi toda importância da assistência do Programa sobre acompanhamento da gestação até o crescimento do bebê. Por isso, a importância do meio de comunicação que nos apresentou e só temos que agradecer”, disse.

Com essa procura, a equipe do Canto, composta por duas técnicas, pôde realizar o cadastro completo da gestante e encaminhá-la para programas no qual seu perfil se enquadrava. Um dos objetivos do Mãe Coruja é trabalhar no empoderamento feminino, baseado no fortalecimento de vínculos com essas mulheres e crianças de forma gradativa, estabelecendo confiança que revela uma construção afetiva entre mamães e bebês, sendo a informação uma das formas para transformar a vida dessas gestantes. Na atualidade, as redes sociais são um importante instrumento de auxílio para que essas informações cheguem de forma fidedigna a todos, principalmente na era das fake news.

“Para nós está sendo ótimo saber que estamos sendo acompanhados. Pois sendo mãe e pai de primeira viagem, é algo muito importante para nós sentir-nos mais seguros e, de certa forma, sempre orientados sobre os cuidados da gestação e no pós-parto”, afirmou a gestante Simone, esposa de Anderson, de 24 anos.

Atualmente, o Programa Mãe Coruja Pernambucana está presente nas redes sociais Facebook  (/maecorujapernambucana – acesse aqui), Instagram (/maecorujape – acesse aqui) e Youtube (Programa Mãe Coruja Pernambucana – acesse aqui), com conteúdos de interesse das gestantes e famílias.

Texto e fotos: Elaine Cristina

Técnica de Monitoramento em Belo Jardim