O que é necessário para se cadastrar no Programa

Ser Mãe Coruja

Municípios atendidos pelo Mãe Coruja

Cantos Mãe Coruja

Notícias do Blog

Mãe Coruja de Paranatama debate sobre ISTs na UBS Brejo Velho

No último dia 28 de Janeiro, o Canto Mãe Coruja, em parceria com profissionais de Saúde de Paranatama, no Agreste, promoveram uma roda de conversa sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) durante a gestação. O encontro ocorreu na Unidade Básica de Saúde (UBS) Brejo Velho, contando com a participação da técnica de Monitoramento e Avaliação do Canto Mãe Coruja, Núbia Venâncio, do enfermeiro Ivson Bezerra, da técnica de Enfermagem e dos agentes comunitários de saúde da unidade.

 

 

 

 

No início da atividade, foi realizada uma dinâmica com as gestantes que ali estavam presentes. Foram promovidas orientações sobre as ISTs. Como prevenir, transmissão, diagnóstico e tratamento. O objetivo principal foi conscientizar e alertar nossas gestantes sobre a importância de evitar o contágio, com o uso de preservativos sexuais, como a camisinha, e do diagnóstico precoce para tratamento imediato.

 

 

 

 

Ao final do encontro, houve entregas de lembrancinhas e  lanches saudáveis. A ação serve para motivar e ampliar os saberes das gestantes acompanhadas pelo programa, contribuindo assim com a promoção e a educação em saúde de muitas outras pessoas acolhidas e orientadas por todos que fazem o Programa Mãe Coruja em Paranatama e o UBS Brejo Velho.

 

 

 

 

As ISTs são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. Elas são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação. De maneira menos comum, as IST também podem ser transmitidas por meio não sexual, pelo contato de mucosas ou pele não íntegra com secreções corporais contaminadas. O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. O atendimento, o diagnóstico e o tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS. A terminologia Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) passou a ser adotada em substituição à expressão Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), porque destaca a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção, mesmo sem sinais e sintomas.

 

 

 

 

Informações: Núbia Roberta Venâncio – Técnica do Canto Mãe Coruja de Paranatama

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram has returned invalid data.
© 2015 - 2020 Mãe Coruja Pernambucana
Mãe Coruja
Governo do Estado do Pernambuco