O que é necessário para se cadastrar no Programa

Ser Mãe Coruja

Municípios atendidos pelo Mãe Coruja

Cantos Mãe Coruja

Notícias do Blog

Mãe Coruja de Palmeirina e município promovem palestras sobre fases gestacionais

 

O Canto Mãe Coruja de Palmeirina, no Agreste Meridional, em parceria Secretaria de Saúde, realizou palestras educacionais  para gestantes e comunidade nos dias 3 e 4 de julho nas Unidades de Saúde da Família. Participaram das palestras as técnicas do Mãe Coruja, coordenadora e professora  do Círculo de Educação e Cultura (CEC), coordenadora da Atenção Básica e enfermeiras.

 

 

 

 

Foram apresentadas, de forma lúdica, as fases gestacionais, que vão desde a fecundação até o parto, mostrando o passo a passo do desenvolvimento do embrião ao feto, tais como a formação do sistema circulatório, nervoso, respiratório, digestivo, reprodutivo, esquelético e muscular. Também foi elucidado que o bebê na 16ª semana é capaz de movimentar, sugar e engolir e que com 24 semanas ele consegue reconhecer sons externos e especialmente da mãe. Nesse momento, enfatizamos a importância da construção do elo afetivo, incentivando gestantes e familiares a conversarem com o bebê dentro da barriga. Nas palestras com Kit Gestacional, as mulheres puderam se enxergar nas semanas de gestação em que se encontram e esclarecer suas dúvidas e anseios.

 

 

 

 

Durante a apresentação, foi pontuada a importância de iniciar o pré-natal no primeiro trimestre, devido aos cuidados essenciais de saúde, entre eles estão à prevenção ao aborto, suplementação de ácido fólico e sulfato ferroso, uso de repelente, restrição de tabaco, álcool e drogas, realização de exames que podem detectar complicações ou doenças durante a gestação e ressaltando a importância de 7 ou mais consultas de pré-natal.

 

 

 

 

O Canto Mãe Coruja promoveu esta ação intersetorial junto às equipes das Unidades de Saúde de forma sistêmica onde houve integração da rede e serviço, fortalecendo a equipe técnica e gestão. Esta estratégia é voltada às necessidades da população com base na escuta, vínculo e cuidados, assegurando não somente as gestantes, mas em um contexto geral toda a família, um serviço com compromisso e qualidade eficiente, com a participação efetiva da comunidade.

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram has returned invalid data.
© 2015 - 2019 Mãe Coruja Pernambucana
Mãe Coruja
Governo do Estado do Pernambuco