O Programa Mãe Coruja Pernambucana de Santa Maria da Boa Vista, no Sertão, em parceria com a Secretaria de Saúde, realizou atividade educativa de promoção à saúde com as gestantes que são assistidas pela Estratégia de Saúde da Família (ESF) da agrovila 15, abordando o objetivo do Programa Mãe Coruja e a importância do acompanhamento da gestante e da criança, além dos critérios para o cadastro. Após a atividade, foram realizados alguns cadastros e acompanhamentos de gestantes presentes, além de uma reunião com a equipe, fortalecendo os encaminhamentos para o Canto. Estas atividades aconteceram no último dia 18 de fevereiro, na própria ESF, unidade que registrou o maior número de óbitos infantis no ano de 2019.
A ação aconteceu através de uma roda de conversa sobre a temática em questão, havendo alguns questionamentos sobre os benefícios do programa, e foi conduzida pela a técnica do Canto Mãe Coruja, Sinthya Suane, e o enfermeiro da unidade, Tercio Manuel. A atividade teve muito êxito, porque as gestantes participaram ativamente.
O Programa Mãe Coruja Pernambucana tem como objetivo reduzir a morbimortalidade materna e infantil, através do acompanhamento da gestantes e crianças, visando a garantia de uma melhor qualidade de vida na gestação, parto, nascimento e no desenvolvimento infantil da criança até os 5 anos de vida.
Sinthya Suane Souza Oliveira
Valdéria Oliveira Silva
Técnicas de Monitoramento e Planejamento do Programa Mãe Coruja em Santa Maria da Boa Vista-PE.
Comentários