Equipe Mãe Coruja de Cabrobó promove atividades em prol da Saúde Mental

O Programa Mãe Coruja, em parceria com a Secretária Municipal da Mulher de Cabrobó, no Sertão, celebraram a saúde mental em alusão à campanha Janeiro Branco. A ação, que envolveu mulheres cadastradas no programa, foi realizada no último dia 22 de janeiro, no Prédio da Secretaria da Mulher, onde fica localizado também o Canto Mãe Coruja. O encontro deu-se por meio da apresentação inicial da técnica Ana Cláudia Torres, que falou às presentes sobre o intuito da campanha, o que é saúde mental, rede de atendimento, e a importância de cuidar da mente. Em seguida, a coordenadora regional da Mulher, Salete Gonzaga, falou sobre os tipos de violência vivenciados pelas mulheres e que acarretam danos à saúde mental.

Ainda no encontro, a diretora municipal da Mulher, Enriqueta Torres, falou sobre os serviços de apoio que a secretaria oferece. Em seguida, as mulheres participaram da “dinâmica do equilíbrio” com bexigas. O objetivo da atividade foi mostrar que os autos e baixos existem e sempre existirão, mais que é necessário estar preparado para se equilibrar perante os obstáculos que a vida apresenta, com as emoções, sejam elas positivas ou negativas, vitórias e derrotas. Após a dinâmica, as mulheres expuseram o sentimento que cada uma teve ao tentar equilibrar a bexiga sem que ela caísse no chão. A diretora da mulher realizou ainda a dinâmica do papel branco amassado, com o intuito de mostrar as cicatrizes que a vida deixa mais que precisamos ser mais fortes que todas elas e reagir sempre.

Quando se ouve falar em saúde mental, pensa-se em doença mental. Porém, a saúde mental vai muito além que a ausência de doenças mentais. Compreender que ninguém é perfeito, que todos possuem limites e que não se pode ser tudo para todos é um ponto fundamental para uma saúde mental equilibrada. As pessoas vivenciam diariamente uma série de emoções como alegria, amor, satisfação, tristeza, dentre outras, e são obrigadas a enfrentar os desafios e as mudanças da vida cotidiana com equilíbrio, sabendo procurar ajuda quando há dificuldade em lidar com conflitos, perturbações, traumas ou transições importantes nos diferentes ciclos da vida.
Estar bem consigo mesmo e com os outros, aceitar as exigências da vida, saber lidar com as boas emoções e também com aquelas desagradáveis, mas que fazem parte da vida, dentre outras atitudes, fazem com que se tenha saúde mental.

É fundamental que se mantenham sentimentos positivos consigo, com os outros e com a vida.  E assim finalizamos mais um grupo de mulheres, com a alegria de compartilhar conhecimento, trabalhar a educação e saúde e acima de tudo fortalecer os vínculos com as mulheres do Programa Mãe Coruja e as nossas parcerias.

Ana Cláudia Torres e Sandra Costa

Técnica do Programa Mãe Coruja Cabrobó-PE (VIII GERES).