O que é necessário para se cadastrar no Programa

Ser Mãe Coruja

Municípios atendidos pelo Mãe Coruja

Cantos Mãe Coruja

Notícias do Blog

Equipe Mãe Coruja de Cabrobó promove atividades em prol da Saúde Mental

 

O Programa Mãe Coruja, em parceria com a Secretária Municipal da Mulher de Cabrobó, no Sertão, celebraram a saúde mental em alusão à campanha Janeiro Branco. A ação, que envolveu mulheres cadastradas no programa, foi realizada no último dia 22 de janeiro, no Prédio da Secretaria da Mulher, onde fica localizado também o Canto Mãe Coruja. O encontro deu-se por meio da apresentação inicial da técnica Ana Cláudia Torres, que falou às presentes sobre o intuito da campanha, o que é saúde mental, rede de atendimento, e a importância de cuidar da mente. Em seguida, a coordenadora regional da Mulher, Salete Gonzaga, falou sobre os tipos de violência vivenciados pelas mulheres e que acarretam danos à saúde mental.

 

 

 

Ainda no encontro, a diretora municipal da Mulher, Enriqueta Torres, falou sobre os serviços de apoio que a secretaria oferece. Em seguida, as mulheres participaram da “dinâmica do equilíbrio” com bexigas. O objetivo da atividade foi mostrar que os autos e baixos existem e sempre existirão, mais que é necessário estar preparado para se equilibrar perante os obstáculos que a vida apresenta, com as emoções, sejam elas positivas ou negativas, vitórias e derrotas. Após a dinâmica, as mulheres expuseram o sentimento que cada uma teve ao tentar equilibrar a bexiga sem que ela caísse no chão. A diretora da mulher realizou ainda a dinâmica do papel branco amassado, com o intuito de mostrar as cicatrizes que a vida deixa mais que precisamos ser mais fortes que todas elas e reagir sempre.

 

 

 

 

 

Quando se ouve falar em saúde mental, pensa-se em doença mental. Porém, a saúde mental vai muito além que a ausência de doenças mentais. Compreender que ninguém é perfeito, que todos possuem limites e que não se pode ser tudo para todos é um ponto fundamental para uma saúde mental equilibrada. As pessoas vivenciam diariamente uma série de emoções como alegria, amor, satisfação, tristeza, dentre outras, e são obrigadas a enfrentar os desafios e as mudanças da vida cotidiana com equilíbrio, sabendo procurar ajuda quando há dificuldade em lidar com conflitos, perturbações, traumas ou transições importantes nos diferentes ciclos da vida.
Estar bem consigo mesmo e com os outros, aceitar as exigências da vida, saber lidar com as boas emoções e também com aquelas desagradáveis, mas que fazem parte da vida, dentre outras atitudes, fazem com que se tenha saúde mental.

 

 

 

 

É fundamental que se mantenham sentimentos positivos consigo, com os outros e com a vida.  E assim finalizamos mais um grupo de mulheres, com a alegria de compartilhar conhecimento, trabalhar a educação e saúde e acima de tudo fortalecer os vínculos com as mulheres do Programa Mãe Coruja e as nossas parcerias.
Texto:

Ana Cláudia Torres e Sandra Costa

Técnica do Programa Mãe Coruja Cabrobó-PE (VIII GERES).

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram has returned invalid data.
© 2015 - 2020 Mãe Coruja Pernambucana
Mãe Coruja
Governo do Estado do Pernambuco