Equipe Mãe Coruja de Aliança participa de atividade para prevenção da gravidez adolescente

A gravidez precoce é um fenômeno que vem crescendo a cada ano no Brasil, portanto é motivo de preocupação devido às consequências que pode causar tanto para a criança quanto para os pais adolescentes, bem como para suas respectivas famílias, comunidade e a sociedade em geral. Com essa preocupação e cuidado, o município de Aliança, na Mata Sul, está realizando as ações do Programa Saúde na Escola (PSE), com a parceria das Equipes Saúde na Escola (ESF), e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e o Canto Mãe Coruja de Aliança.

Entendendo que a educação transforma, e sendo essa uma das estratégias que a rede construiu na prevenção da gravidez na adolescência, foi realizada, na última quarta-feira (12) de fevereiro, na ESF João Borba, localizada na Cohab, uma palestra para adolescentes da Escola Municipal Prof. Anísia Pereira de Lira. Participaram do momento a enfermeira Joanna Katarine e seus agentes comunitários de saúde, a psicóloga Cristiane Santos e a técnica de Monitoramento e Avaliação do Canto Mãe Coruja de Aliança, Denise Oliveira.

De início, Cristiane falou sobre o cuidado na prevenção da gravidez na adolescência e as consequências que refletem na vida escolar dos mesmos. Já a enfermeira Joana enfatizou que a equipe do Posto de Saúde da Família da Cohab está sempre à disposição para qualquer dúvida ou acompanhamento dos adolescentes e família.  Em seguida, a técnica do Canto Mãe Coruja, Denise Oliveira, falou sobre o programa, algumas experiências vividas por adolescentes acompanhadas e suas dificuldades, enfatizando a importância da prevenção. Logo, finalizou-se com agradecimentos a toda equipe da Escola Anísia e aos adolescentes que ali estavam atentos e curiosos para o tema trabalhado.