O que é necessário para se cadastrar no Programa

Ser Mãe Coruja

Municípios atendidos pelo Mãe Coruja

Cantos Mãe Coruja

Notícias do Blog

Equipe Mãe Coruja acompanha Teste do Olhinho na UBS Brejo Velho, em Paranatama

Na última sexta-feira, dia 17 de setembro, a técnica de Monitoramento e Avaliação do Mãe Coruja em Paranatama, Núbia Venâncio, acompanhou a realização do teste do olhinho da recém-nascida Layne da Silva Melo, na Unidade Básica de Saúde (UBS), Brejo Velho.  A bebê é filha de Tiago Cazuza e a sua esposa Adriele Maria, que foram acolhidos pela enfermeira Nataly Araújo e a Agente Comunitária de Saúde (ACS) Gizelma.

 

 

 

 

O Teste do Olhinho está entre os exames mais simples de serem feitos, porém, com uma grande importância para todos os bebês. Também conhecido pelo nome de Teste do Reflexo Vermelho (TRV), é capaz de detectar a presença de algumas doenças visuais de grande importância no recém-nascido. Além de identificar, por exemplo, doenças como a catarata congênita, o teste pode triar antecipadamente diversos males da visão para diagnóstico posterior e que podem ser encaminhadas a tempo para avaliação, possibilitando o tratamento adequado.

 

 

 

 

A criança não nasce sabendo enxergar, ela vai aprender assim como aprenderá a sorrir, falar, engatinhar e andar. Para isso, as estruturas do olho precisam estar normais, principalmente as que são transparentes. O “Teste do Olhinho” pode detectar qualquer alteração que cause obstrução no eixo visual.

 

 

 

 

O Município de Paranatama oferta alguns testes para os bebês, entre eles, está o Teste do Olhinho, que  é realizado no UBS do Brejo Velho. Ao realizar o teste, a enfermeira  conversa com os pais e os orienta que o bebê, ao completar três meses, deverá repetir o exame, desta vez junto a um oftalmologista. Em caso de alguma alteração na hora do teste, o bebê deve ser encaminhado para um especialista.

 

Informações: Núbia Venâncio – Canto Mãe Coruja de Paranatama

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram has returned invalid data.
© 2015 - 2021 Mãe Coruja Pernambucana
Mãe Coruja
Governo do Estado do Pernambuco