Em Dormentes Canto Mãe Coruja realiza palestra sobre Parto Prematuro

No dia 17 de novembro é comemorado o Dia Mundial da Prematuridade. Esse dia foi criado para chamar atenção para prevenção do parto prematuro. O Canto Mãe Coruja de Dormentes em articulação com a Secretaria Municipal de Saúde realizou atividade educativa com gestantes do PACs.

O tema foi abordado pela enfermeira Fábia Leal com participação das técnicas de monitoramento do Canto Mãe Coruja. Destacaram as possíveis causas, com o objetivo de sensibilizar e alertar para a prevenção de problemas maternos, que podem desencadear o parto prematuro que deve ser feita durante as consultas de pré-natal, incluindo avaliação de exames clínico-laboratoriais disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Um atendimento adequado no pré-natal já irá diminuir o número de bebês que nascem antes de 37 semanas de idade gestacional.

Na terça-feira dia 21 de novembro, foi realizada uma reunião técnica entre Gestora Municipal, Coordenadora da Atenção Básica, Médicos e Enfermeiros das Unidades de Saúde, Técnicas do Canto Mãe Coruja e Equipe do Hospital para sensibilizar para a prevenção das causas e conseqüências do parto prematuro e também incentivar a reflexão e as mudanças de práticas. Essa conscientização é importantíssima, pois possibilita a melhora na qualidade do atendimento e assistência a gestante durante o pré-natal.

Os problemas da prematuridade vão além do baixo peso. O prematuro precisa de cuidados especiais, o que aumenta em três vezes o risco de morte e sequelas futuras para sua vida adulta.

Técnicas de Monitoramento e Gestão

Liberácia Macedo