O que é necessário para se cadastrar no Programa

Ser Mãe Coruja

Municípios atendidos pelo Mãe Coruja

Cantos Mãe Coruja

Notícias do Blog

Em Cabrobó, Saúde da Mulher entra em debate no Outubro Rosa

O Outubro Rosa tem como objetivo promover a conscientização sobre o câncer de mama e câncer de colo uterino, compartilhar conhecimento a respeito das doenças que acometem a saúde da mulher e proporcionar acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento com enfoque na redução da mortalidade. O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. Câncer de Colo do Útero é um tipo de tumor maligno que ocorre na parte inferior do útero. Ambos se diagnosticado a tempo existem a possibilidade de cura com o tratamento ofertado pelo SUS.

 

 

 

Embora todo ano seja debatida a mesma temática na campanha Outubro Rosa, as mulheres ainda morrem por esta causa, sendo elas as que mais matam.

 

 

Durante o encontro do grupo de mulheres no Canto Mãe Coruja, a enfermeira Danúzia Sabrina, da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Deoclécio Pires, explanou sobre a campanha, o câncer de mama, câncer de colo uterino e ainda HPV. A profissional ressaltou a importância da mulher conhecer o seu próprio corpo, se tocar e se cuidar, como ato de amor a si mesma. Enfatizou ainda a importância de realizar o auto-exame no período correto e o seu monitoramento, bem como procurar os serviços de saúde para realização dos exames e consultas como forma preventiva, de rastreamento e controle.

 

 

 

 

O evento foi de grande valia, uma vez que a saúde da mulher é uma política pública que tende a garantir a sua efetividade, e as mulheres precisam de fato buscar mais, como forma do cuidado e da qualidade de vida saudável. Na oportunidade as alunas do curso técnico de enfermagem realizaram aferição da pressão arterial e orientações básicas com panfletagem.

 

Apoio: Secretaria Municipal de Saúde, Estratégia de Saúde da Família – Deoclécio Pires e Secretaria Municipal da Mulher.

 

Texto:

Ana Cláudia Torres e Sandra Costa

Técnicas de Monitoramento e Planejamento do Programa Mãe Coruja em Cabrobó

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram has returned invalid data.
© 2015 - 2019 Mãe Coruja Pernambucana
Mãe Coruja
Governo do Estado do Pernambuco