Em Cabrobó, Saúde da Mulher entra em debate no Outubro Rosa

O Outubro Rosa tem como objetivo promover a conscientização sobre o câncer de mama e câncer de colo uterino, compartilhar conhecimento a respeito das doenças que acometem a saúde da mulher e proporcionar acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento com enfoque na redução da mortalidade. O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor. Câncer de Colo do Útero é um tipo de tumor maligno que ocorre na parte inferior do útero. Ambos se diagnosticado a tempo existem a possibilidade de cura com o tratamento ofertado pelo SUS.

Embora todo ano seja debatida a mesma temática na campanha Outubro Rosa, as mulheres ainda morrem por esta causa, sendo elas as que mais matam.

Durante o encontro do grupo de mulheres no Canto Mãe Coruja, a enfermeira Danúzia Sabrina, da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Deoclécio Pires, explanou sobre a campanha, o câncer de mama, câncer de colo uterino e ainda HPV. A profissional ressaltou a importância da mulher conhecer o seu próprio corpo, se tocar e se cuidar, como ato de amor a si mesma. Enfatizou ainda a importância de realizar o auto-exame no período correto e o seu monitoramento, bem como procurar os serviços de saúde para realização dos exames e consultas como forma preventiva, de rastreamento e controle.

O evento foi de grande valia, uma vez que a saúde da mulher é uma política pública que tende a garantir a sua efetividade, e as mulheres precisam de fato buscar mais, como forma do cuidado e da qualidade de vida saudável. Na oportunidade as alunas do curso técnico de enfermagem realizaram aferição da pressão arterial e orientações básicas com panfletagem.

Apoio: Secretaria Municipal de Saúde, Estratégia de Saúde da Família – Deoclécio Pires e Secretaria Municipal da Mulher.

Ana Cláudia Torres e Sandra Costa

Técnicas de Monitoramento e Planejamento do Programa Mãe Coruja em Cabrobó