Dona de Casa de Saloá usa artesanato como arma contra ansiedade

A pandemia da Covid-19 trouxe  mudanças para a vida dos brasileiros, impondo, por necessidade, o distanciamento social e, para muitos, a  adaptação de comportamentos, modos de pensar e de fazer o sustento de cada dia.  Foi assim com dona de casa Alessandra dos Santos, cadastrada, desde 2016, no Canto Mãe Coruja de Saloá, no agreste de Pernambuco. Ela, que sempre gostou de artesanato, aproveitou para se reinventar neste período de pandemia.

Até então, os afazeres diários e os cuidados com as três filhas e o marido, além de dificuldades de encontrar materiais específicos, fizeram Alessandra adiar o sonho. Foi então que, em abril, que ela teve a ideia de confeccionar vasos de cimento, após ver um vídeo na internet. Apoiada pela família e pelas profissionais do Canto Mãe Coruja, ela começou a melhorar suas técnicas e criar peças variadas, sempre em busca de perfeição, seja na montagem ou na finalização através das pinturas.

Alguns dos vasos feitos por Alessandra: prática do artesanato ajudou a contornar ansiedade durante a pandemia

Alessandra viu no artesanato uma possibilidade para driblar a ansiedade e ocupar a mente durante este período difícil, que todos estamos passando, bem como contribuir para melhorar a renda da família. Com muitas encomendas pela frente, ela segue buscando as melhores formas para apresentar seu trabalho à comunidade. É um exemplo de que as dificuldades não lhe abateram. Ao contrário, a fez renascer para o novo, um desafio que se propôs encarar.

Autoras: Poliana Melo e Wdlândia Karoline