O que é necessário para se cadastrar no Programa

Ser Mãe Coruja

Municípios atendidos pelo Mãe Coruja

Cantos Mãe Coruja

Notícias do Blog

Círculo de Educação e Cultura de Aliança resgata Brincadeiras e Brinquedos

 

As professoras;Elienai, Joelma e Regina, coordenadora do Círculo de Educação e Cultura de Aliança e técnicas do Canto Mãe Coruja, resgataram brincadeiras e brinquedos. Onde foi Colocado em prática atividades com algumas famílias que são acompanhadas nos Círculos.

 

Os Círculos de Educação e Cultura e o Canto Mãe Coruja de Aliança, região da Zona da Mata Norte Pernambucana, realizou atividades com os brinquedos e brincadeiras populares da cultura Pernambucana.  A ação foi realizada de segunda-feira à quinta-feira nos dias 18,19,20 e 21 de junho de 2018 com brinquedos como: pião, bola de gude, pipa e brincadeiras como pula corda, pega-pega, atividades de rodas de conversas sobre a importância das regras de cada brinquedo e brincadeiras também atividades com cotação de histórias com temas populares da região, buscando a valorização desses importantes patrimônios imateriais de Pernambuco. Contribuindo assim para a formação e conhecimentos das crianças da comunidade sobre a história e arte produzida através das brincadeiras.

 

 

O projeto seguiu duas etapas; a primeira na parte teórica onde a professora socializou com as mães (alunas) através de rodas conversas sobre a importância das brincadeiras no desenvolvimento cognitivo e motor das crianças, estimulando a percepção de espaço, de grupo, de responsabilidade e a boa convivência. A segunda etapa, foi vivenciar cada brincadeira citada nas rodas de conversa com as mães e as crianças fazendo uso dos espaços anexos como quadras de esportes e praças além das escolas onde funciona os círculos. Essas atividades recreativas possibilitam conhecimentos e valores que lhe servirão enquanto constituinte de sua cidadania.

 

 

Brincadeiras populares, como: pião, bola de gude, pipa, amarelinha estão perdendo espaço para brinquedos eletrônicos, e a presença do adulto sendo substituído pelo computador e televisão. É importante resgatar o prazer do brincar em conjunto, pois a brincadeira desperta a solidariedade, o afeto e restabelece regras. A brincadeira ajuda a criança a criar e recriar coisas, organizar-se, e criar regras para si e para o outro. Através do brincar a criança interage com o outro, e com o mundo.

 

 

Texto:

Técnicas do Canto Mãe Coruja de Aliança de Aliança: Denise Albuquerque e Maria Betanha

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram has returned invalid data.
© 2015 - 2018 Mãe Coruja Pernambucana
Mãe Coruja
Governo do Estado do Pernambuco