CEC de Santa Maria da Boa Vista promove educação sobre HPV

O Programa Mãe Coruja Pernambucana em Santa Maria da Boa Vista-PE promoveu no dia 08 de novembro, uma oficina de culminância do projeto de conscientização sobre o Papilomavírus Humano (HPV). Está temática vem sendo desenvolvida nos Círculos de Educação e Cultura (CEC), desde o mês de setembro do corrente ano.

Participaram do evento as educandas, professoras, coordenadora do CEC e as técnicas do Canto Mãe Coruja. O objetivo da oficina foi trabalhar a educação em saúde sobre o HPV com as educandas, orientando-as sobre a doença, prevenção, transmissão, diagnóstico e tratamento, contribuindo desta forma para o empoderamento destas mulheres.

Segundo o Ministério da Saúde, o HPV é responsável por 70% dos casos de câncer cervical, daí a importância das mulheres serem orientadas, principalmente sobre a prevenção deste vírus.  O projeto de conscientização do HPV foi realizado nos CEC como uma forma de trabalhar as informações sobre esta doença durantes as aulas.

A oficina foi conduzida pelas professoras e pelas técnicas do canto. O primeiro momento iniciou-se com uma roda de conversa sobre o HPV, conduzida pelas técnicas do Canto, Sinthya Suane e Valderia Oliveira. Em seguida as educandas, junto com as professoras Deborah Michelle, Eilane Medrado e Sandra Vieira apresentaram os resultados dos trabalhos desenvolvidos durante as aulas, como paródia, poemas e poesia sobre o HPV. As participantes se envolveram na discussão, sendo perceptível o engajamento de todos presentes.

Técnicas de Monitoramento e Planejamento do Programa Mãe Coruja em Santa Maria da Boa Vista-PE.

Sinthya Suane Souza Oliveira

Valdéria Oliveira Silva