CEC de Agrestina reúne mulheres da região em atividade remota sobre autocuidado

O Programa Mãe Coruja Pernambucana (PMCP), através do Círculo de Educação e Cultura (CEC) do município de Agrestina, promoveu, no último dia 7 de abril de 2021, Dia Mundial da Saúde, um encontro de forma remota com as educandas dos CEC jurisdicionados à Gerência Regional de Educação (GRE) Agreste Centro Norte e à IV Gerência Regional de Saúde (Geres). Além de Agrestina as participantes tiveram origem nos municípios de Ibirajuba, Jataúba, Panelas e São Caitano, para uma discussão sobre o autocuidado da mulher, com o profissional, Daivid Silva (psicólogo), objetivando aumentar a autoestima e melhorar a saúde mental das mulheres em tempos de pandemia.

Na apresentação, o profissional enfatizou dicas para o autocuidado das mulheres, como: respiração abdominal para relaxamento, saborear um chá quente, dormir bem, ter uma alimentação saudável, diminuir o tempo nas redes sociais, ter gratidão pelas realizações diárias, trazer à memória histórias da infância e registrar no Diário de Bordo (instrumento didático trabalhado no CEC ), além de praticar atividades físicas, hábitos estes, que ajudam neste período de pandemia do COVID-19. “O autocuidado é essencial, principalmente nesses dias difíceis. Amar sua companhia, cuidar de seu corpo e mente ajudam a caminhar de forma mais leve”, aconselhou Silva.

Diante da iniciativa, as mulheres participantes teceram elogios através do diálogo interativo no chat e sugeriam que outros temas de interesse sejam tratados na plataforma utilizada (Google Meet), já que serão multiplicadoras da informação junto a outras gestantes. “Na correria do dia a dia, muitas vezes esquecemos desses cuidados com nós mulheres, pois priorizamos casa, marido, filhos, trabalho, entre tantas coisas, que acabamos esquecendo de nós mesmas”, disse a educanda do CEC, Agrestina Fabiana Ananias, durante o encontro.

Texto: Equipe Mãe Coruja Agrestina

Círculo de Educação e Cultura (CEC):

Coordenadora pedagógica: Zilene Tavares de Albuquerque.

Professoras: Elaine Cristiane Pessoa Grigório.

Maria Gorete Penedo de Araújo Oliveira.

Técnicas do Canto: Aussângela Ramos e Luciene Xavier.

Coordenação do PMCP (IV GERES): Catarina Almeida.

Coordenação Regional dos Círculos de Educação do PMCP (GRE ACN): Cynara Desiee.