O que é necessário para se cadastrar no Programa

Ser Mãe Coruja

Municípios atendidos pelo Mãe Coruja

Cantos Mãe Coruja

Notícias do Blog

Canto Paranatama participa de roda de conversa virtual sobre prevenção do abuso e exploração infantojuvenil

 

 

 

 

 

Maio Laranja é uma campanha alusiva ao Dia Nacional de Enfretamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que utiliza uma flor como símbolo. Esta remete aos desenhos da primeira infância, fazendo-se assim uma associação entre a fragilidade de uma flor com a de uma criança. Para debater sobre o assunto, o município de Paranatama, no Agreste Meridional, através da Secretaria de Assistência Social,  Centros de Referência da Assistência Social (CRAS e CREAS), e Conselho Tutelar, realizou, nos dias 11,18 e 25 de maio, uma roda de conversa virtual, junto a convidados, parceiros e profissionais da rede municipal.

 

 

Na ocasião, foi citada a estatística de que o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de exploração sexual infantojuvenil e Pernambuco, assume a terceira colocação nos estados do Nordeste em número de denúncias. No país, cerca 500 mil crianças são abusadas ou exploradas, e a cada 100 casos, estima-se que somente 2 são denunciados só dois são denunciados. A cada dez abusos, oito estão dentro do núcleo familiar. No encontro, alguns profissionais do município acrescentaram que essas situações não acontecem somente no âmbito familiar, mas também podem ocorrer em escolas, igrejas, parques, entre outros locais. Pais, familiares ou responsáveis tem que ficar atentos a qualquer mudança no comportamento de crianças e adolescentes, e entender que é responsabilidade de todos e o nosso papel enquanto sociedade acolhê-las e denunciar os maus tratos.

 

 

 

“O abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes têm reflexo direto na saúde da vítima, principalmente no aspecto mental. Os sinais mais frequentes estão relacionados à mudança de comportamento, pois eles se tornam pessoas retraídas, que preferem o isolamento, por não confiar em quem poderia proteger,” citou a Técnica de Monitoramento do Canto Mãe Coruja de Paranatama, Núbia Venâncio.

 

 

 

 

Informações: Núbia Venâncio – Canto Mãe Coruja de Paranatama.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram has returned invalid data.
© 2015 - 2021 Mãe Coruja Pernambucana
Mãe Coruja
Governo do Estado do Pernambuco