CANTO MAE CORUJA VIVENCIA O DIA 18 DE MAIO – DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES – EM PARCERIA COM O CREAS, CONSELHO TUTELAR E ESCOLAS MUNICIPAIS

O dia 18 de Maio – “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro. Data oficializada pela Lei 9.970/2000, em memória à menina Araceli Crespo (ES), de 08 anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada por jovens de classe média alta daquela cidade, em 18 de maio de 1973.
O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

E para alertar as nossas crianças, familiares, responsáveis, profissionais da rede e toda sociedade; a equipe CREAS mobilizou o Canto Mae Coruja, o NUCA (Núcleo de Cidadania dos Adolescentes), o Conselho Tutelar e algumas Escolas Municipais que marcaram este dia com uma caminhada alusiva à Campanha “Faça Bonito” pelas principais ruas da cidade.
Na manhã do dia 18 de maio de 2022 para sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade acerca dos cuidados com a população infanto-juvenil, assumindo a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes.
Ao longo da caminhada foram expostos vários cartazes e faixas com mensagens reflexivas pelos estudantes e profissionais participantes, além das falas de alguns profissionais com orientações e sinais de alerta.
Os jovens do NUCA realizaram uma apresentação sensibilizando atores e multiplicadores para a prevenção, identificação e intervenção de forma correta e segura diante de casos suspeitos ou confirmados.
Na mesma manhã uma Técnica do PMC junto à Professora do CEC Araçá (zona rural) desenvolveram uma atividade coletiva com o público do PSF, em culminância às diversas atividades pedagógicas vivenciadas em todos os Círculos de Educação e Cultura: rodas de conversa, vídeos, produção de material educativo e cartazes relacionados ao 18 de maio, a importância da denúncia aos órgãos competentes e o canal do Disque 100; compartilhando responsabilidades de proteção, cuidado e garantia de direitos das nossas crianças e adolescentes.

Texto: Equipe do Programa Mãe Coruja de Ferreiros

Revisão e postagem: Comunicação e Arte do Programa Mãe Coruja Pernambucana /Evandro Rocha – Geja -SES