Canto Mãe Coruja Ferreiros realiza apresentação de indicadores aos gestores municipais

O Programa Mãe Coruja Pernambucana (PMC) foi instituído como Política Pública através da Lei 13.959/2009 e implantado em vários municípios de Pernambuco, dentre eles Ferreiros, com a missão de contribuir na redução da mortalidade materna e infantil através da implementação das políticas públicas de atenção integral à gestante e à criança na primeira infância; do acolhimento e acompanhamento da gestante no ciclo gravídico e puerperal, bem como da criança nos seus primeiros anos de vida; de ações que promovam o empoderamento da mulher e fortaleçam os vínculos afetivos, familiares e comunitários; articulados intersetorialmente nos eixos saúde, educação, cultura, desenvolvimento social e demais estruturas que se relacionem com esta linha de cuidado.

Para conhecimento do processo de trabalho e contribuições do PMC no município, as Técnicas do PMC Thaís Nascimento e Alexsandra Mendonça, realizaram um Encontro com os Gestores Municipais, Técnicos e Articuladores para Apresentação dos Indicadores de Monitoramento, no auditório do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), na manhã do dia 30 de Agosto de 2021.

Com a presença do Gestor Municipal, o Exmo. Prefeito Sr. José Roberto; dos Secretários Ivete Luna (Saúde), Juliana Melo (Mulher), Gerlane Silva (Meio Ambiente), Kátia Freitas (Desenvolvimento Social e Cidadania), José Coelho (Agricultura); Coordenações da Atenção Básica em Saúde, NASF, Programa Nacional de Imunização, Vigilância em Saúde, CREAS; da Equipe Pedagógica do Círculo de Educação e Cultura e da Coord. PMC/GRE Mata Norte – Vivian Monteiro; as informações foram apresentadas e discutidas.

De forma dinâmica e reflexiva, as Técnicas do PMC pontuaram os avanços, os desafios, as melhorias no acompanhamento e assistência às gestantes, puérperas e crianças, esclarecendo as dúvidas, com interação da rede de cuidados numa importante troca de conhecimentos, ampliando a visibilidade do PMC no município, as possibilidades de intervenções e pactuações intersetoriais e integradas, somando dedicação, trabalho e cuidado para os nossos munícipes.

Texto: Equipe do Programa Mãe Coruja de Ferreiros.