O que é necessário para se cadastrar no Programa

Ser Mãe Coruja

Municípios atendidos pelo Mãe Coruja

Cantos Mãe Coruja

Notícias do Blog

Canto Mãe Coruja e PSF de Venturosa promovem orientações sobre o exame citológico

Atendendo aos protocolos de medidas de segurança da Covid–19, no último dia 4 de março, o Canto Mãe Coruja de Venturosa,  junto aos profissionais do PSF Satiliense, realizaram uma palestra com orientações sobre a importância do exame de citológico na prevenção da saúde das mulheres.

 

 

 

O exame citológico, conhecido popularmente como preventivo, ou como “Papanicolau” cuida para a prevenção e o diagnóstico do câncer de colo uterino e pode ser feito pela colheita de material citopatológico, que detecta precocemente lesões pré-cancerosas, rastreando dessa maneira a população feminina que pode ser exposta a essa comorbidade, em especial mulheres jovens, sexualmente ativas e em idade reprodutiva.

 

Na ocasião, o técnico de Monitoramento e Avaliação do Canto Mãe Coruja Venturosa, Zário Bezerra, vestiu uma peruca feita de preservativos como forma de aludir à importância do uso de preservativos na prevenção das IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis). As IST estão diretamente ligadas a ocorrências de outras doenças do aparelho reprodutivo tanto feminino como masculino, por isso, o uso de preservativos é um excelente método, o mais eficaz, para evitar a transmissão das infecções, e assim prevenir doenças que são detectáveis pelo exame citológico, além de evitar uma gravidez não planejada.

 

 

 

A palestra representou um momento de grande relevância informativa e preventiva a todos que se fizeram presente, com um público diversificado de mulheres gestantes e de diferentes faixas etárias.

Técnico de acompanhamento e monitoramento: Zário Bezerra.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram has returned invalid data.
© 2015 - 2021 Mãe Coruja Pernambucana
Mãe Coruja
Governo do Estado do Pernambuco