O que é necessário para se cadastrar no Programa

Ser Mãe Coruja

Municípios atendidos pelo Mãe Coruja

Cantos Mãe Coruja

Notícias do Blog

Canto Mãe Coruja e CEC de Palmeirina promovem orientação sobre prevenção do Câncer de Mama

Em meio às atividades do Outubro Rosa, as profissionais do Canto Mãe Coruja e equipe do Círculo de Educação e Cultura (CEC) de Palmeirina, no agreste, realizaram um encontro de orientação com as educandas, sobre a importância da prevenção do Câncer de Mama. A conversa, que ocorreu no último dia 29,  teve o intuito de promover a conscientização da detecção precoce da doença. Na ocasião, o tema foi abordado de forma divertida e interativa, utilizando-se material lúdico, com intuito de promover o debate acerca do assunto. As professoras e profissionais falaram sobre os sinais e sintomas da doença, fatores de prevenção, como hábitos saudáveis e boa alimentação, e também de risco, que favorecem o desenvolvimento da doença. Ao final, foi solicitado que as mulheres colocassem em um cartaz o que apreenderam sobre importância da prevenção do Câncer de Mama.

 

 

 

 

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células mamárias, podendo existir em vários tipos e evoluir de diferentes formas. Algumas delas se desenvolvem rapidamente, enquanto outras crescem lentamente.

 

O diagnóstico pode ser feito por meio de exame clinico, mamografia, ultrassonografia das mamas, ressonância magnética, com confirmação através de uma biopsia.  O autoexame das mamas pode ser realizado entre o terceiro e o quinto dia depois da menstruação. Esse procedimento, no entanto, não é considerado um exame preventivo, pois não descarta a realização de um exame clínico por um profissional de saúde. O Ministério de Saúde preconiza um rastreamento para mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos, para realização de mamografia a cada dois anos. Quando existem casos de risco em mulheres acima dos 35 anos, os exames devem ser realizados anualmente.

 

 

 

 

O movimento Outubro Rosa é internacional e surgiu na década de 90 nos Estados Unidos, para estimular a participação da população no controle do Câncer de mama. Esta ação incentiva a busca por informações para população e profissionais, garantindo o acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento para redução da taxa de mortalidade.

 

 

 

 

 

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram has returned invalid data.
© 2015 - 2021 Mãe Coruja Pernambucana
Mãe Coruja
Governo do Estado do Pernambuco