O que é necessário para se cadastrar no Programa

Ser Mãe Coruja

Municípios atendidos pelo Mãe Coruja

Cantos Mãe Coruja

Notícias do Blog

Canto Mãe Coruja de Palmeirina participa de atividade sobre planejamento familiar

 

Com objetivo de integrar e fortalecer ações de políticas públicas voltadas para gestantes, crianças e famílias, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Palmeirina, através da coordenadora Andrea Barreto, do Programa Criança Feliz convidou a equipe do Canto Mãe Coruja do município para ministrar uma palestra sobre planejamento familiar às gestantes locais.

 

 

 

 

Segundo a Lei Federal 9.263/96, o planejamento familiar é direito de todo o cidadão e se caracteriza pelo conjunto de ações de regulação da fecundidade que garanta direitos iguais de constituição, limitação ou aumento da prole pela mulher, pelo marido ou casal. O planejamento familiar envolve o número de filhos que a mulher ou o casal deseja ter, incluindo a opção de não ter nenhum, bem como a idade em que deseja tê-los e o espaçamento de uma gravidez para outra, para assim manter uma vida sexual saudável e ativa, com autonomia e liberdade para decidir qual método contraceptivo mais adequado, pois a mulher necessita ter boas informações e orientação para analisar e escolher a melhor opção.

 

 

 

 

A palestra foi realizada com Datashow contendo material explicativo e várias imagens ilustrativas, com propósito de informar acerca dos direitos reprodutivos, sobre sexualidade e os métodos contraceptivos e comportamentais, bem como o uso correto de cada um.  Os métodos comportamentais são técnicas para obter ou evitar a gravidez mediante a observação de sinais e sintomas que ocorrem no organismo feminino ao longo do ciclo menstrual. Entre os métodos, destacam-se: Ogino Knaus (Tabelinha), método de ovulação Billings, que consiste em avaliar o muco cervical, método da temperatura basal e da amenorreia lactacional (LAM), lembrando que melhor opção é a associação de mais de um destes métodos comportamentais. Existe opção de se utilizar métodos contraceptivos disponibilizados pela rede pública através do Sistema único de Saúde (SUS) que são: a camisinha masculina e feminina, diafragma, geléia espermicida, Dispositivo Intra Uterino (DIU), contracepção oral ou injetável, pílula de emergência e cirurgia de esterilização feminina (laqueadura) e masculina (vasectomia). Este ultimo deve seguir critérios estabelecidos por lei.

 

 

 

O encontro ocorreu no espaço do Cras no dia 12 de novembro de 2019 pela manhã.  Na ação tivemos lanche, músicas, danças, pinturas na barriga e ensaio fotográfico, disponibilizado pela equipe do CRAS – Centro de Referencia de Assistência Social e Programa Criança Feliz. Promover orientações acerca do planejamento familiar é uma forma de ajudar na educação sexual destas mulheres, melhorando qualidade de vida da comunidade.

 

 

 

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram has returned invalid data.
© 2015 - 2020 Mãe Coruja Pernambucana
Mãe Coruja
Governo do Estado do Pernambuco