O que é necessário para se cadastrar no Programa

Ser Mãe Coruja

Municípios atendidos pelo Mãe Coruja

Cantos Mãe Coruja

Notícias do Blog

 Canto Mãe Coruja de Afrânio promove palestra sobre cuidados com o bebê

 

A chegada da criança é sempre motivo de muita alegria e ansiedade. As gestantes, especialmente as primigestas, comumente chamadas de “mães de primeira viagem”, são tomadas muitas vezes por dúvidas, medos e fantasias sobre sua capacidade de cuidar adequadamente de seu bebê. Tendo isso em vista, no último dia 18 de fevereiro, o Canto Mãe Coruja de Afrânio, no Sertão, em parceria com a Atenção Básica e participação da enfermeira do PSF, Isabel Gomes, explanou sobre os cuidados com o bebê.

 

 

 

 

Na ocasião, a profissional falou como proceder na hora do banho da criança, que pode e deve ser dado a partir do primeiro dia de vida, com água morna e sabonete neutro, como o de glicerina. O umbigo pode ser molhado normalmente. Após enxugar o bebê, limpar o umbigo com álcool a 70 por cento e cotonete, da base para a ponta do coto e, principalmente, na junção da pele com o coto. O álcool, além de antisséptico, também tem poder secante. A enfermeira orientou também sobre a posição correta do bebê dormir, que deve ser sempre de barriga para cima, pelo menos até o quinto mês de vida. No berço não deve haver travesseiros, protetores de grade, cobertores, colchas, bichinhos de pelúcia, entre outros objetos de decoração que podem sufocar a criança.

 

 

 

 

O objetivo inicial é ajudar as futuras mamães a esclarecerem as dúvidas sobre as necessidades do bebê ao longo dos seis primeiros meses. Com caráter informativo e educativo, a enfermeira Annyaria Thamires simulou, durante a palestra, como preparar as primeiras papinhas de verduras. Orientou que o bebê não precisa tomar água, chás e sucos, somente leite do peito até os seis meses de idade, sendo o leite materno já suficiente. A água pode acabar saciando a criança e ocupando o lugar do leite.

 

 

 

 

O momento foi importante para multiplicar o conhecimento para as gestantes sobre cuidados com o bebê, que nunca é demais. Tudo com objetivo de estimular a mãe a desempenhar ainda melhor esse papel cheio de responsabilidade, que é o de gerar e cuidar de outra vida.

 

Texto: Gilza Souza e Rosiane Rodrigues da Silva, técnicas de monitoramento e avaliação do Canto Mãe Coruja de Afrânio.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram has returned invalid data.
© 2015 - 2020 Mãe Coruja Pernambucana
Mãe Coruja
Governo do Estado do Pernambuco