O que é necessário para se cadastrar no Programa

Ser Mãe Coruja

Municípios atendidos pelo Mãe Coruja

Cantos Mãe Coruja

Notícias do Blog

Canto Mãe Coruja Cabrobó enfatiza aleitamento e combate à violência contra a mulher

Durante o mês de agosto dois grandiosos temas são debatidos: Agosto Dourado com o Aleitamento Materno e Agosto Lilás com a Conscientização e Combate à Violência contra a Mulher.

 

 

 

 

O Mãe Coruja em Cabrobó participou das atividades educativas de promoção da saúde sobre as duas temáticas durante os grupos de Gestantes e Canto Itinerantes realizados nas Unidades Básicas de Saúde junto as respectivas equipes: Santa Rita, Ótilia de Sá, Maria do Socorro, Ivete Pessoal, e Ilha de Assunção.

 

 

 

Agosto Dourado – Aleitamento Materno: O aleitamento Materno é a alimentação de padrão ouro que a criança pode receber, nos 6 primeiros meses de vida de forma exclusiva. Sabemos que o aleitamento materno protege a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias, além de evitar o risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta. O momento da amamentação tem sido o momento de maior sintonia entre a mãe e o bebê, é no ato da amamentação que os olhares se cruzam e o vinculo afetivo aumenta ainda mais.

 

 

 

 

Para que a mãe esteja bem e possa amamentar foi ressaltado a importância dos cuidados com a mama durante todo tempo de vida, em especial durante a gestação, pois algumas complicações podem surgir e para que isso não ocorra, o cuidado com a mama na gestação deve acontecer como forma de preparação para o momento da amamentação, e se ainda assim surgir fissuras ou infecções, que a mulher saiba como conduzir e a hora de procurar o apoio e cuidados junto a rede de atenção e cuidado.

 

 

 

 

A ‘Campanha Agosto Lilás’ foi criada como parte da luta representada pela Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, para combater e inibir os casos de violência doméstica no Brasil. São 15 anos da Lei Maria da Penha Lei 11.340/06, que é considerada legislação de referência no combate a esse tipo de violência. Para denunciar qualquer ato de violência contra a mulher, ligue 180. Esse número é gratuito, e anônimo. Cabrobó conta ainda com a Secretaria da Mulher que dispõe também dessa atenção para as mulheres vítimas de violência.

Participaram do processo de realização dos encontros, as equipes de saúde da família por meio das (o) enfermeiras(o) Médica, Agentes Comunitários de Saúde, Dentistas, Secretária da Mulher, e Técnicas do Canto Mãe Coruja de Cabrobó. Momento rico de compartilhamento de conhecimento, troca de experiências e fortalecimento de vínculos entre a rede.

Texto:

Ana Cláudia Torres

Sandra Costa

Técnicas do Programa Mãe Coruja em Cabrobó.

VIII Geres

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram has returned invalid data.
© 2015 - 2021 Mãe Coruja Pernambucana
Mãe Coruja
Governo do Estado do Pernambuco