O que é necessário para se cadastrar no Programa

Ser Mãe Coruja

Municípios atendidos pelo Mãe Coruja

Cantos Mãe Coruja

Notícias do Blog

Canto Mãe Coruja acompanha teste do pézinho em Araçoiaba

O Teste do Pezinho é um exame rápido em que gotinhas de sangue do calcanhar do bebê são coletadas. Tem a finalidade de diagnosticar e impedir o desenvolvimento de doenças genéticas ou metabólicas que podem levar à deficiência intelectual ou causar prejuízos à qualidade de vida.

 

 

 

 

Com este exame, é possível diagnosticar até 50 doenças. Muitas delas não apresentam sintomas ao nascimento e podem aparecer mesmo sem casos na família. Para que a prevenção seja possível, a coleta deve ser efetuada entre o 3º e 5º dia de vida do bebê.

 

 

 

 

No último dia 17 de setembro a Secretaria de Saúde de Araçoiaba, na Região Metropolitana do Recife (RMR), iniciou a realização do teste no PSF da Vila Canaã, que fica localizado na zona rural da cidade. Esse trabalho leva mais conforto e acessibilidade às puérperas da região, pois não irão precisar mais se deslocar até o centro para realizar o exame. O teste será realizado toda sexta-feira, das 8h às 12 horas.

 

 

 

 

 

Na ocasião, a técnica de Monitoramento do Programa Mãe Coruja, Maria Alice, cadastrou a recém-nascida Maria Gabrielly no programa, cuja mãe foi acompanhada pelo Canto por toda a gestação. E assim seguimos em acompanhamento com a criança iniciando com este importante teste do pezinho.

 

Técnica do Canto Mãe Coruja de Araçoiaba – Maria Alice

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram has returned invalid data.
© 2015 - 2021 Mãe Coruja Pernambucana
Mãe Coruja
Governo do Estado do Pernambuco