O que é necessário para se cadastrar no Programa

Ser Mãe Coruja

Municípios atendidos pelo Mãe Coruja

Cantos Mãe Coruja

Notícias do Blog

Canto Lagoa do Ouro fala sobre a Importância do Teste do Pezinho

Há pouco mais de 40 anos o teste do pezinho foi realizado pela primeira vez no Brasil. O país foi o pioneiro na America Latina, tendo a década de 80 como um importante marco para que este tipo de exame se tornasse uma lei de amparo à triagem neonatal e começasse a ser implantado em alguns estados brasileiros pelo SUS.

 

É através desse teste que se consegue diagnosticar precocemente seis doenças tais como: Doença Falciforme, Fibrose Cística, Hipotireoidismo e outras. Por isso é tão importante que as famílias levem a criança até a primeira semana de vida para realizar esse exame.  O pé é o local escolhido, por se tratar de uma região bastante irrigada e assim facilitar a coleta do sangue.

 

Esse exame não traz riscos ao bebê, e é muito importante para dar uma melhor condição de desenvolvimento a criança.  Em Lagoa do Ouro ele é realizado toda terça-feira no Hospital Municipal José Josy Duarte. Angélica de Araújo, mãe acompanhada pelo Programa Mãe Coruja, veio garantir a saúde de sua pequena Eduarda antes mesmo que ela completasse 7 dias de vida.

 

Texto:

Isabel C. de Melo Almeida e Núbia Venâncio – Técnicas do Mãe Coruja de Lagoa do Ouro

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram has returned invalid data.
© 2015 - 2018 Mãe Coruja Pernambucana
Mãe Coruja
Governo do Estado do Pernambuco