Canto Ferreiros promove oficina de tapetes com fio de malha

Dentre as muitas atribuições e ações do Programa Mãe Coruja, promover cursos e oficinas é um caminho de cuidar da dignidade das nossas mulheres e famílias, oferecer novos caminhos, incentivar a dedicação das mulheres, a multiplicação das informações, e ainda transformar novas habilidades em possibilidades de gerar ou agregar renda. O Canto Ferreiros está sempre buscando oportunidades e parceiros para compartilhar seus conhecimentos com as nossas educandas, em especial, atividades de fácil acesso, baixo custo e ampla utilização.

Mais uma ação aconteceu no último dia 25 de junho, quando recebemos no auditório da Escola Estadual de Referência em Ensino Médio (Erem) Emiliano Pereira Borges, a professora de Letras e Literatura, cordelista, cantora e artesã, Fátima Silva (Fafá). Em sua apresentação, a profissional cativou e motivou a equipe do Canto Ferreiros, convidados e mais de 20 educandas dos Círculos de Educação e Cultura (CEC) que participaram da oficina de tapetes com fio de malha. Reaproveitando camisas usadas, as alunas aprenderam a fazer fio de malha; criaram seus próprios moldes em papelão; teceram belos tapetes, atentas e colaborativas; surpreendendo a professora com a agilidade, criatividade e habilidade de tantas mulheres.

“Adorei o dia de hoje, foi muito proveitoso, aprendi e vou continuar fazendo, vou ensinar a minha sobrinha e as minhas colegas do Mãe Coruja que não puderam vir”, disse a educanda Cristina, do CEC PSF IV. A aluna Bárbara, do CEC Emiliano complementou que se surpreendeu com os conteúdos e técnicas: “…pensei que seria difícil fazer tapetes com roupas de malha, mas amei e vou continuar fazendo, blusa velha na minha casa não vira mais pano de chão, vira tapete, e agradeço a oportunidade que trouxeram para o Mãe Coruja”, disse.

Muitos foram os agradecimentos pela realização deste momento e certamente muitos tapetes e outros itens serão produzidos com a técnica aprendida.

Texto: Equipe do Programa Mãe Coruja – Canto Ferreiros