Canto Cumaru e CEC participam da Conferência Municipal de Saúde

As conferências municipais de saúde têm a finalidade de avaliar a situação de saúde da população local, a estrutura de toda rede de serviço e de atenção à saúde, os processos de trabalho das secretarias municipais de saúde e formular diretrizes para subsidiar a elaboração dos Planos Municipais de Saúde, sendo convocadas pelo Poder Executivo ou, extraordinariamente, pelo Conselho Municipal de Saúde. Por ser um local de discussão de políticas públicas, todos os segmentos da área de saúde previstos na Lei Nº. 8.142/90, usuários do SUS, trabalhadores e gestores, bem como movimentos e instituições da sociedade civil, desde que atendam ao regimento da conferência de saúde, podem participar com voz e vez nas plenárias e discussões.

Desse modo, no último dia 29 de Setembro de 2021, no prédio do Centro de Convivência de Idosos (CCI) a partir das 8h da manhã, a Prefeitura Municipal de Cumaru, através da Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde promoveram a V Conferência Municipal de Saúde, com o tema “O Sistema Único de Saúde para Além da Pandemia – SUS para Todos”. Da equipe mãe coruja local se fizeram presentes o técnico Humberto Melo e o time CEC – professoras Gesse Kelly Arruda, Elmira Tobias e Maria José Mendonça. A conferência também contou com as presenças da Prefeita Mariana Medeiros, da Vice-Prefeita Girlene Cardoso, do Secretário Municipal de Saúde Dr Antônio Cláudio Borba, além de outros secretários, diretores, coordenadores e demais trabalhadores da saúde e sociedade civil.

Durante toda a manhã e parte da tarde, as discussões foram sendo desenvolvidas baseadas nos indicadores locais e toda rede de atenção à saúde, incluindo o Canto Mãe Coruja de Cumaru pode participar. Durante a fala do coordenador local de Atenção Básica, o Programa Mãe Coruja Pernambucana foi ressaltado dentro da rede de prestação de serviços de saúde à população cumaruense. O público presente, formado por representantes das várias categorias profissionais, além dos técnicos da II Gerência Regional de Saúde (II GERES) e sociedade civil puderam debater o novo plano municipal de saúde que será colocado em prática nos próximos anos.

Texto: Canto Mãe Coruja e CEC.