Canto Cumaru e CEC promovem o Agosto Lilás junto ao grupo de mães

A “Campanha Agosto Lilás” foi criada como parte da luta representada pela Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de Agosto de 2006, para combater e inibir os casos de violência doméstica contra as mulheres no Brasil. São 15 anos da Lei Maria da Penha (Lei Nº. 11.340/06) que é considerada legislação de referência em todo o mundo no combate a esse tipo de violência. O nosso país foi o 18º da América Latina a adotar uma legislação para punir agressores de mulheres. Portanto, o Agosto Lilás representa na prática a conscientização e combate à violência contra a mulher.

Dessa forma, no último dia 30 de Agosto de 2021, a equipe do Canto Cumaru, em parceria com a Secretaria Municipal de Ação Social e Coordenadoria da Mulher, promoveram, na sede do CEC de Vila de Ameixas, um encontro bastante produtivo para debate e esclarecimentos sobre o tema. Na ocasião, tivemos a felicidade de contar com a Sra. Tayza Andrade, representante da Secretaria da Mulher do Governo de Pernambuco, bem como representantes locais da Secretaria de Ação Social, a Secretária Sra. Elizabete Monteiro e sua equipe.

Durante a manhã de debate, uma roda de conversa foi criada para esclarecer as mulheres presentes a respeito dos seus direitos, enquanto cidadã mulher e deixar bem claro toda rede de apoio em casos deflagrados de violência doméstica, seja de qual tipo for. A questão do empoderamento também foi levantada, bem como muitas dúvidas e relatos pessoais serviram para ilustrar o assunto que estava sendo discutido. No final, um lanche foi servido, folders foram distribuídos, com contatos de toda rede de apoio, caso alguma mulher precise e registros fotográficos realizados. Salientamos que os protocolos de uso de máscara e álcool em gel foram obrigatórios, assegurando a integridade, saúde e bem estar de todos os participantes.

Texto: Canto e CEC Cumaru.