Canto Condado realiza o Primeiro Encontro de Gestantes

Na quarta-feira 13 de dezembro, no Clube Municipal de Condado, Mata Norte de Pernambuco, foi realizado o “I Encontro de Gestantes do Programa Mãe Coruja”.  O objetivo era reunir todas as gestantes do município, principalmente as mães ainda não cadastradas no Programa Mãe Coruja, para que elas conhecessem um pouco dos serviços que o Programa oferece.

Estiveram presentes no evento, a Secretaria de Ação Social, CRAS, CREAS, Secretaria de Saúde, Secretaria da Mulher, Secretaria de Sustentabilidade, Secretaria da Juventude, Cartório, IPA, Casa da Juventude, NASF, Secretária de Educação, XII GERES de Saúde, a primeira dama Dona Noêmia, Circulo de Educação e Cultura, Gerência do nível central do Programa Mãe Coruja e a coordenadora Regional do programa, Josoilma Carvalho.

Os reprsentantes de cada secretaria, falaram um pouco das ações que oferecem para as gestantes do município. A XII GERES foi representada por Marilene Correia, que falou do papel da gerencia e como acontece o fluxo dos serviços, principalmente diante das demandas de caráter emergenciais.

A coordenada Kelly da Secretaria da Mulher, falou um pouco da violência contra a mulher, destacando a importância do empoderamento e de como o serviço pode ajudar diante uma situação de risco por motivos de agressões físicas, psicológica e moral. Em seguida, teve a fala de Edmilson, representante do CRAS, falando dos serviços prestados para as adolescentes, detalhando sobre os benefícios que eles gerenciam.

A Assistente Social Ivanilce Chaves, técnica do CREAS, falou sobre o serviço prestado, abordando sobre as mães que geram, mas que querem doar seus filhos, destacando que há um serviço para esses casos específico. Wanessa, secretária de saúde, destacou a importância de realizar o pré-natal. Em seguida, a enfermeira do PSF Novo Tempo, Ozirene Silva, complementou a fala, enfatizando a importância da realização dos exames e alguns cuidados que se deve ter com a saúde para que o bebê nasça saudável e a vida da gestante esteja preservada.

Por fim, a equipe do NASF falou dos serviços oferecidos e o apoio que dão com relação ao aleitamento materno, principalmente nos primeiros dias de vida. Após as apresentações, foi oferecido um lanche, no qual os insumos foram oferecidos pelo Assentamento Luiza Ferreira, parceiro do programa na distribuição do PAA, sob a coordenação do técnico do IPA do município, Adeilson Pereira. Na refeição, foi oferecido no cardápio: banana, macaxeira, inhame, manguzá, suco de acerola, café e soja. A proposta foi oferecer uma alimentação saudável e sustentável.

A secretária da mulher e juventude ofertou o evento com um dia de beleza, oferecendo dicas de maquiagem com dois maquiadores para embelezar as mulheres. Houve também cadastramento no Leite para Todos e no Programa Mãe Coruja. No final, foi feito sorteio para as mamães em que todas receberam brindes. O evento contou no total com 72 participantes.

ENTEGRA DE REPELETE PARA GESTANTES

A farmácia municipal e o cadastro único – bolsa família, em parceria com o Programa Mãe Coruja da cidade de Condado, entregou no dia 14 de dezembro, repelentes para todas as gestantes do município.

Na ocasião, foi orientado o modo de usar, resaltando a importância do uso durante a gestação. A ação aconteceu na farmácia municipal. O Canto Mãe Coruja, recebeu 30 repelentes para distribuir para as mães, podendo repor quando acabar.

Uma ação  no combate às doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti, ajudando também no combate a microcefalia.

Equipe do Canto Mãe Coruja de Condado (XII GERES)