O que é necessário para se cadastrar no Programa

Ser Mãe Coruja

Municípios atendidos pelo Mãe Coruja

Cantos Mãe Coruja

Notícias do Blog

Canto Cabrobó aborda autoestima na gestação

No decorrer do mês de fevereiro, a equipe do Canto Mãe Coruja de Cabrobó realizou oficinas sobre a autoestima na gestação, nos grupos de gestantes que comparecem ao local e nos da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Mãe Rosa – João Capistrano.

 

 

 

 

 

É inevitável que a autoestima seja abalada em algum momento do período gestacional. Lidar de forma menos negativa com os inconvenientes e não se preocupar em exagero é a melhor forma de harmonizar a gravidez. Durante o período gestacional, as mulheres passam por provações. As emoções ficam fora de controle, sem falar dos medos e angústias. O corpo passa por uma mudança e a mente também, as sensações e sentimentos diversos podem se estender por meses. Os contratempos são muitos, porém, podem ser encarados com alguns cuidados simples durante o período.

 

 

 

 

Assim, o Canto Mãe Coruja trabalhou este momento com as gestantes para enfrentar a gangorra da autoestima, apresentando atitudes que podem fortalecê-la. Entre as dicas, se exercitar, tirar um tempo para elas mesmas, alimentar-se bem, se permitir alguns mimos, conversar com outras mães e/ou gestantes, sair da rotina, usar roupas que as valorizam, dentre outras atitudes.

 

 

 

 

 

Conversar com o parceiro também é fundamental e as pessoas mais próximas podem ajudar as gestantes a se prepararem melhor para as responsabilidades que irão assumir durante a gestação e após o parto, evitando um esgotamento físico e mental. A mulher fica mais fortalecida para encarar as tarefas que irão surgir durante este período da gestação, parto, pós parto e crescimento e desenvolvimento da criança. Não esquecendo que a autoestima é construída desde a infância.

 

 

 

 

 

 

Durante as oficinas, foi realizada a dinâmica do espelho, com o intuito de avaliar o autoconhecimento e reconhecimento da mulher gestante. Foram momentos de grandes descobertas e reconhecimento pessoal, onde as mulheres puderam se expressar diante do que vislumbraram frente ao espelho. O momento foi conduzido pela Técnica do Canto Mãe Coruja de Cabrobó, Ana Cláudia Torres.

 

 

 

Texto:

Ana Cláudia Torres e Sandra Costa

Técnica do Programa Mãe Coruja Cabrobó-PE (VIII GERES).

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram has returned invalid data.
© 2015 - 2020 Mãe Coruja Pernambucana
Mãe Coruja
Governo do Estado do Pernambuco