O que é necessário para se cadastrar no Programa

Ser Mãe Coruja

Municípios atendidos pelo Mãe Coruja

Cantos Mãe Coruja

Notícias do Blog

Canto Arcoverde fortalece cuidado às gestantes com ações de acolhimento à distância

 

 

Durante a gravidez, a mulher vivencia níveis elevados de ansiedade relacionados com as preocupações sobre o bem estar do feto e também o seu próprio. Sabe-se que prejuízos na saúde mental da gestante podem ter consequências negativas na relação mãe-bebê e afetar o desenvolvimento da criança. Neste cenário de pandemia, com o isolamento social, que é necessário, foi negado, a elas, o prazer do toque e do abraço. Somado às preocupações comuns durante a gravidez, o fator “Covid-19” tornou as gestantes mais vulneráveis ao desenvolvimento de perturbações emocionais.

 

 

 

 

 

 

O Canto Mãe Coruja de Arcoverde, pensando no seu bem estar e na saúde mental dessas mulheres, convidou psicólogos (voluntários) e formou um grupo com disponibilidade para ouvi-las através do telefone,  aplicativo de mensagens, ou mesmo compartilharem orientações a partir de vídeos, e encaminhamentos para serviços da Rede de assistência, se necessário. O acolhimento é o requisito mais importante para a ação preventiva, podendo amenizar a angústia, o medo, a ansiedade e o desânimo gerados diante do período que vivemos. Os profissionais envolvidos também fazem parte da rede de serviços essenciais do município de Arcoverde, como o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) – já presente na realização de outras ações do Canto Mãe Coruja de Arcoverde.

 

 

 

 

 

O que vem sendo observado, em aproximadamente quatro meses de trabalho remoto, num novo formato de cuidado às gestantes de Arcoverde, mesmo à distância,  priorizando-se a escuta por telefone ou vídeochamadas  é que a demanda de gestantes cadastradas e acompanhadas pelo Canto aumentou. Isso não aconteceu em outros municípios da VI Região de Saúde, onde o sinal de telefone e internet tem menor cobertura e qualidade. O cuidado de forma remota, com a possibilidade de ter acesso às gestantes através de telefone e aplicativo de mensagens ampliou a comunicação e desejo delas em fazer parte do Programa.

 

 

 

Espera-se que com o  retorno das atividades presenciais nos Cantos Mãe Coruja, os frutos desse vínculo de acolhimento e cuidado entre as profissionais do Canto, gestantes e demais profissionais do município, que se empenharam nessa rede de bem-estar, saúde mental e acolhimento, se fortaleçam ainda mais.

 

“Acolher com amor é ser tutor na esperança onde o sonho é a prioridade” – Hélio Ramos de Oliveira

 

Texto: Cleide Lúcia – Técnica do Canto Mãe Coruja.

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instagram has returned invalid data.
© 2015 - 2020 Mãe Coruja Pernambucana
Mãe Coruja
Governo do Estado do Pernambuco