Brincando na Minha Cidade: Mãe Coruja promove programação lúdica para crianças em Betânia

Foto: Tiago Lima/Prefeitura de Betânia

Estimular atividades para o desenvolvimento infantil tem sido uma das metas do Programa Mãe Coruja Pernambucana. Nesse sentido, foi realizada, nesta quinta-feira (7), no município de Betânia, no Sertão do Pajeú, uma programação de atividades lúdicas voltadas para crianças, famílias e comunidade.

Foto: Tiago Lima/Prefeitura de Betânia

O projeto, intitulado “Brincando na Minha Cidade”, tem o objetivo de resgatar as brincadeiras tradicionais em espaços públicos e despertar nas crianças a vivência em atividades culturais, promovendo a interação coletiva e afirmação das identidades locais entre as crianças das mulheres cadastradas no programa Mãe Coruja e famílias beneficiárias dos programas sociais, estimulando os vínculos afetivos e comunitários.

Foto: Tiago Lima/Prefeitura de Betânia

As atividades tiveram início às 16h, sendo realizadas na praça Anfilófio Feitosa (em frente à Prefeitura). A programação, que reuniu cerca de 400 pessoas no local – 300 delas crianças, foi iniciada com apresentação da banda marcial da Escola de Referência Osmar de Souza Ferraz. O evento proporcionou também uma visita ao museu, onde dois contadores de histórias retrataram, de maneira lúdica, para os pequenos, a história do município de Betânia.

Foto: Tiago Lima/Prefeitura de Betânia

Além disso, as crianças (e por consequência, seus pais) puderam entrar em contato com brincadeiras tradicionais como pula-corda, cabo de guerra, amarelinha, corrida de saco, jogos com bolas, entre outras, assim como trocar brinquedos na feira troca-troca, e aproveitar, em turmas, sessões de cinema de animação com pipoca. Houve também espaço para apresentações culturais, como a capoeira, dança afro e aula-espetáculo de Samba de Coco. Também foi realizada uma apresentação com a banda de pífano.

Fotos: Tiago Lima/Prefeitura de Betânia

“Nós saímos de lá muito felizes. Com todo o comprometimento da gestão municipal, que abraçou o evento. Um evento que a gente levou, a partir de uma ideia simples e despretensiosa, mas que movimentou a cidade de uma maneira muito bonita. A população foi pra rua, brincou, se divertiu, regatou um  pouco da sua história. Foi um dia que a gente tem certeza que vai ficar gravado na memória daquelas crianças e da mães que se
envolveram, que também brincaram, dançaram, sorriram, cujos olhos brilharam em ver o filho brincando ali”, avaliou a coordenadora regional do Mãe Coruja para a XI Gerência Regional de Saúde (Geres), Jéssica Moraes.

Foto: Tiago Lima/Prefeitura de Betânia

O projeto Brincando na Minha Cidade é uma iniciativa do Programa Mãe Coruja Pernambucana em parceria com a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), e a Secretaria de Cultura do Governo de Pernambuco. A Prefeitura Municipal de Betânia, através das secretarias de Esportes, de Educação e de Saúde, proveu todo o suporte logístico para o evento e cedeu profissionais, como professores de Educação Física para monitorar as atividades com brincadeiras, professores para contação de histórias, assim como disponibilização de ambulância, policiamento infraestrutura e iluminação, com o fechamento da praça para a realização das atividades.