
“O Programa Mãe Coruja Pernambucana funciona de modo intersetorial, através de uma rede de serviços que atualmente inclui o trabalho de onze secretarias de Estado, com ações voltadas direta ou indiretamente, às gestantes cadastradas e seus filhos.
Secretaria de Planejamento e Gestão: Monitora as ações e os resultados do Programa.
Gabinete do Governador: Articula e pauta, na política governamental, as áreas de interesse do Programa, com foco na primeira infância.
Gabinete de Projetos Estratégicos: Coordena as ações do Programa, articulando parcerias com instituições governamentais e não governamentais.
Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária: Inclui as gestantes nos diversos programas de incentivo agropecuário da região, como o Leite de Todos.
Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação: Promove cursos de qualificação profissional para as mulheres cadastradas.
Secretaria de Educação: Promove os Círculos de Educação e Cultura (CEC), com o objetivo de empoderar a mulher através de processos de alfabetização, letramento e elevação da escolaridade.
Secretaria da Mulher: Oferece oficinas de cidadania e emite documentação da gestante e sua família.
Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude: Promove oficinas de segurança alimentar e nutricional; Fornece o kit do Bebê para todas as gestantes com 7 ou mais consultas de pré-natal. Acesso ao registro de nascimento ainda na maternidade através do programa Minha Certidão.
Secretaria de Saúde: Fortalece ações para garantir a qualidade no pré-natal, parto e pós-parto; Promove ações de incentivo ao aleitamento materno, imunização da gestante e da criança; Crescimento e desenvolvimento da criança; Direitos reprodutivos e sexuais e planejamento familiar.
Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer: Cria e fortalece espaços lúdicos e de brincadeiras voltados à primeira infância. Fomenta a adoção de hábitos alimentares e prática de atividade física regular orientada para as necessidades da gestante.
Secretaria de Cultura: Promove acesso à diversidade cultural e às brincadeiras, reconhecendo os saberes existentes e priorizando a cultura popular.”