O que é necessário para se cadastrar no Programa

Ser Mãe Coruja

Municípios atendidos pelo Mãe Coruja

Cantos Mãe Coruja

Notícias do Blog

Canto Mãe Coruja de Cabrobó apresenta melhoria em indicadores sociais

O Programa Mãe Coruja Pernambucana (PMCP) realizou em Cabrobó, no último dia 20 de fevereiro, na sede da Secretaria de Saúde, às 14h, reunião integrada semestral com os gestores e parceiros do município. O encontro teve como objetivo apresentar os indicadores trabalhados pelo Programa Mãe Coruja no ano de 2018 e avaliar o seu desempenho, identificando, junto com os parceiros do município, as potencialidades de cada setor, programa, entidade, dentre outros, para melhor integração das ações realizadas, fortalecendo os vínculos e já planejando as ações para o alcance das metas ano 2019.

 

 

Durante a reunião foi exposto pela técnica do Canto, Ana Cláudia Torres, os indicadores trabalhados com os resultados adquiridos no decorrer do ano passado. Na oportunidade, os indicadores foram abertos para debate junto às representações presentes, a exemplo da Atenção Básica, Programa do Leite, Vigilância Epidemiológica, Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), programas Minha Certidão e Criança Feliz, dentre outros.

 

O Círculo de Educação e Cultura (CEC) foi apresentado pela coordenadora pedagógica Josimeyre Lopes, que elencou o trabalho realizado no decorrer do ano com exposição fotográfica, módulos e temas trabalhados.

 

 

De acordo com a apresentação, foi possível constatar a melhoria dos indicadores avaliados pelo PMCP. Em especial, a permanência da não ocorrência de mortalidade materna, em zero entre os anos de 2014 até 2018.  No que refere ao acompanhamento da gestante com 7 ou mais consultas, o indicador vem ascendendo de forma gradativa de 74% em 2013 para 95% em 2018 chegando ao maior percentual já atingido nesse quesito.  Em relação à classificação de risco na caderneta da gestante, o monitoramento elevou seus resultados onde iniciou em 2013 com 2% e chegando a uma marca de 19% em 2018, ultrapassando a meta anual estabelecida de 15%.

 

No indicador que concerne à vacina antitetânica da gestante, houve um avanço em 5% de 2017 a 2018, fechando com 96% de cobertura. Em se tratando do acompanhamento das crianças, índice que passou a ser visualizado em 2018, chegamos ao percentual de 23% de cobertura, percentual nunca atingindo antes pelo Canto Mãe Coruja de Cabrobó, onde obtivemos 77% de crianças com até 6 consultas de puericultura. O indicador é analisado baseado no número de crianças que, ao completarem um ano de idade, realizaram 7 consultas de puericultura.

 

“Nesse sentido, foi possível identificar um avanço em relação aos anos anteriores no acompanhamento do Programa Mãe Coruja. Isso se deve ao fortalecimento das parcerias, e do entendimento do papel fundamental que tem o PMCP dentro do município”, afirmou a técnica do Canto de Cabrobó, Ana Cláudia Torres. Ao termino das apresentações foi firmado o fortalecimento das parcerias através de estratégias articuladas para o desenvolvimento do trabalho no ano 2019 e planejamento das ações a serem realizadas.

 

 

Fonte: SIS Mãe Coruja, Período: 2013 – 2018. Extraídos em janeiro 2019. Sujeitos à alteração

 

 

 

Texto:

Ana Cláudia Torres e Sandra Cavalcanti Costa

Técnicas do Programa Mãe Coruja Cabrobó-PE (VIII GERES).

 

Equipe

Maria Josimeyre Lopes Gomes

Coordenadora Pedagógica do Círculo de Educação e Cultura – CEC

Kelyanne Fernandes

Renata Rangel

Rosilene Santos

Zuleide Silva

Educadoras do CEC

Salvelina Torres

Recepcionista do Canto Cabrobó

 

.

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Unable to communicate with Instagram.
© 2015 - 2019 Mãe Coruja Pernambucana
Mãe Coruja
Governo do Estado do Pernambuco