O que é necessário para se cadastrar no Programa

Ser Mãe Coruja

Municípios atendidos pelo Mãe Coruja

Cantos Mãe Coruja

Ser Mãe Coruja

O Programa Mãe Coruja Pernambucana acolhe as mulheres gestantes, residentes no Estado de Pernambuco, usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir da confirmação da gravidez. 

Para se cadastrar, a gestante deve se dirigir ao Canto Mãe Coruja em seu município, portando a Caderneta da Gestante do SUS, e um documento de identificação.

 

Com até cinco meses de gestação, a mulher é cadastrada e acompanhada pelos profissionais do Canto Mãe Coruja. Se a gravidez tiver mais de cinco meses, o cadastramento da gestante será submetido a análise após comprovação da realização de, pelo menos, quatro consultas de pré-natal no SUS.

 

A partir da comprovação de, no mínimo, sete consultas de acompanhamento pré-natal, as gestantes cadastradas no Programa estarão aptas a receber o Kit do Bebê, que contém uma série de itens para auxiliar na higienização, saúde e conforto da mulher e do recém-nascido. Para fortalecer e estimular o vínculo afetivo e registrar o acompanhamento e desenvolvimento do bebê, as mulheres também recebem o Álbum do Bebê, onde elas podem guardar os momentos especiais em família.

 

Passam a fazer parte do programa as crianças cuja gestação e parto foram acompanhadas pelo Estado, até os cinco anos de idade.

 

Em resumo, ao se cadastrar no Programa, a mulher receberá o cuidado da equipe do Canto Mãe Coruja e terá direito a:

  • Orientações sobre a gravidez, ao parto e o acompanhamento da criança;
  • Apoio da equipe sempre que estiver com dúvidas sobre a gestação ou como cuidar do seu filho;
  • Orientações sobre os seus direitos no pré-natal, no parto e nas consultas da criança;
  • Participar dos Círculos de Educação e Cultura;
  • Participar dos Cursos de Qualificação Profissional;
  • Participar das oficinas de segurança alimentar;
  • Receber informações sobre como retirar de forma gratuita a certidão de nascimento do seu filho;
  • Receber o Kit-bebê quando completar 7 consultas de pré-natal;
  • Ter todo o carinho e apoio da equipe do Mãe Coruja durante toda a gestação e até a criança completar 5 anos Participar de todos os eventos, rodas de conversa, e encontros promovidos pelo Canto Mãe Coruja.
  • Atenção, papais e mamães! Em 2018, a vacina contra catapora passa a ter uma segunda dose, para crianças de 4 a 6 anos, com o objetivo de prevenir surtos de varicela, especialmente em creches e escolas. Desde 2013, a primeira dose já era ofertada nos postos de saúde para crianças com 15 meses junto com a vacina tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e catapora). Procure um posto de saúde, levando o Cartão de Vacinação para atualizar as vacinas de seu filho.

#MãeCorujaPE10anos #GovernoDePernambuco #MaisDoQueVocêImagina #Pernambuco #vacinação #catapora #saúdeinfantil
  • A resposta é simples: você pode comer tudo! Não existe nenhum estudo que comprove que a alimentação da mãe passe para o leite materno. Uma dieta que deixa a desejar, afeta mais a própria saúde da mãe do que a do bebê amamentado. O único caso em que pode haver restrição alimentar é quando o bebê apresenta alguma alergia alimentar, geralmente, à proteína do leite e identificada pelo pediatra. Neste caso, a mãe deverá suspender a ingestão de leite e derivados, mas sempre com orientação médica.

#MãeCorujaPE10anos #GovernoDePernambuco #MaisDoQueVocêImagina #Pernambuco #saúdedamulher #saúdeinfantil #amamentação
  • Já pensou se você tivesse leite para amamentar o seu bebê por apenas mais uma semana? Esta é a realidade dos bebês do Hospital Agamenon Magalhães (HAM). Menos de 8 litros de leite! É disso que o Banco de Leite do HAM, no Recife, dispõe no momento. Por isso, precisamos MUITO da sua ajuda, mamãe! Se você está amamentando e tem excesso de leite, doe. Para doar, entre em contato com o Hospital no telefone (81) 3184 1690 para fazer o agendamento e receber todas as orientações.

#MãeCorujaPE10anos #GovernoDePernambuco #MaisDoQueVocêImagina #Pernambuco #doeleitematerno #HAM
  • Os quatro meses da licença-maternidade se passaram e agora é hora de voltar ao trabalho. Precisa deixar seu bebê na creche e não sabe ainda como se preparar para este momento? Confira na nossa página do Facebook as dicas que preparamos para este momento de adaptação: https://www.facebook.com/maecorujapernambucana/

#MãeCorujaPE10anos #GovernoDePernambuco #MaisDoQueVocêImagina #Pernambuco
  • Neste Dia Mundial da Justiça Social, 20 de fevereiro, reflita sobre a importância da paz e da civilidade, dos malefícios dos preconceitos e da violência e escolha uma existência mais humana e justa para com todos. A justiça social não depende unicamente do Estado. Depende, em primeiro lugar, de cada um de nós; cada gesto, ato e palavra nossa. Faça a sua parte. E lembre-se de que a luta pelos seus direitos, também é um ato de justiça social.

#MãeCorujaPE10anos #GovernoDePernambuco #MaisDoQueVocêImagina #Pernambuco
  • Quem vê esse sorriso e essa calma nem imagina que a gestante Mirela Marques está prestes a dar a luz, em Caruaru. Isso mesmo! Horas depois da foto, nasceu a Valentina, com 3,5 kg, cheia de saúde. Bem-vinda ao mundo, Valentina! Curtiu? Mande suas fotos também!
Envie para: redesmaecorujape@gmail.com

#MãeCorujaPE10anos #GovernoDePernambuco #MaisDoQueVocêImagina #Pernambuco #GenteComoAGente #MinhaHistóriaNoMãeCoruja
  • A VIII Gerência Regional de Saúde de Pernambuco, em parceria com a SES e o Mãe Coruja, realiza nesta terça (20), em Petrolina, o I Fórum Perinatal da VIII Geres, com o tema "Mortalidade Infantil: Desafios e Estratégias para Qualificação da Assistência". As inscrições podem ser realizadas através do link: https://goo.gl/shH4jh. Participe!

#MãeCorujaPE10anos #GovernoDePernambuco #MaisDoQueVocêImagina #Pernambuco
  • Em Jataúba teve bloquinho de Carnaval para as crianças. Espia só a nossa abelhinha Laura Beatriz, com a irmãzinha e a técnica Anne Gabrielle. Curtiu? Mande suas fotos também!
Envie para: redesmaecorujape@gmail.com

#MãeCorujaPE10anos #GovernoDePernambuco #MaisDoQueVocêImagina #Pernambuco #GenteComoAGente #MinhaHistóriaNoMãeCoruja #Carnaval2018
© 2015 - 2018 Mãe Coruja Pernambucana
Mãe Coruja
Governo do Estado do Pernambuco