O que é necessário para se cadastrar no Programa

Ser Mãe Coruja

Municípios atendidos pelo Mãe Coruja

Cantos Mãe Coruja

Notícias do Blog

Programa Mãe Coruja Contempla Lagoa Grande com Cozinha Brasil

 

Aproximadamente 81 mães corujas do município de Lagoa Grande, Sertão do São Francisco, participaram de 21 a 24 de novembro do curso de qualificação executado pelo SESI (Serviço Social da Indústria), Cozinha Brasil. Na ocasião, também foram ministradas palestras sobre Administre seu dinheiro de forma consciente e Empreendedorismo, este último, realizado pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio ás Micro e Pequenas Empresas).

 

O curso Cozinha Brasil tem o objetivo de promover uma educação alimentar saudável e de baixo custo. Durante as aulas, foram abordados conceitos como manipulação de alimentos e suas funções, onde se usam técnicas do aproveitamento integral dos alimentos, como cascas, talos e sementes.

 

 

Na realização dos cursos, o Programa Mãe Coruja contou com a parceria do SESI e da Prefeitura de Lagoa Grande, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania.

 

 

As aulas aconteceram no Centro de Ensino Técnico e Profissionalizante (CETEP). A cozinha móvel do SESI foi instalada na parte externa do prédio. Na dependência interna, foi montada auditório para palestras, sala recreativa para as crianças participarem da oficina de reciclagem, brincadeiras e música, enquanto, as mães participavam tranquilamente das atividades propostas.

 

O curso promoveu uma semana extremamente proveitosa e dinâmica. Muitas participantes deram seus depoimentos e elogiou a iniciativa do Programa Mãe Coruja. O Curso Cozinha Brasil abre portas para a geração de emprego e renda extra, já que qualifica melhor as alunas.

 

 

A ação foi encerrada de forma festiva, contando com a presença da coordenadora regional do Programa Mãe Coruja da VIII Gerência Regional de Saúde (GERES), Angélica Eguchi, técnicas, prefeito, vereadores, secretários, coordenadora e professoras do Circulo de Educação e Cultura (CEC).

 

A equipe do SESI surpreendeu a todos com um bolo em comemoração aos 10 anos do Programa Mãe Coruja Pernambucana e todos os participantes receberam certificados e um livro com diversas receitas nutritivas, de baixo custo e aproveitamento integral dos alimentos.

 

 

 

 

Texto: Gicélia Maria e Mailza Valqueiro (Profissionais do Canto Mãe Coruja)

Fotos: Isael Cordeiro

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Até os especialistas concordam! Os avós são importantíssimos na vida dos netos e, também, dos filhos. É com os avós que as crianças criam os primeiros vínculos de cumplicidade e companheirismo. E, para os pais, a presença deles é fundamental para dividir dúvidas e angústias da criação dos filhos. Valorize a presença dos avós! É um investimento na educação dos seus filhos.

MãeCorujaPE10anos #GovernoDePernambuco #MaisDoQueVocêImagina #Pernambuco
  • Com o objetivo de reduzir a ansiedade e guardar uma lembrança do período da gestação, as técnicas do Canto Flores, Cibelly e Sandra, fizeram pintura gestacional e barriga de gesso. Isso mesmo: um molde da barriguinha das grávidas que elas vão guardar pra vida toda. Não é legal?

#MãeCorujaPE10anos #GovernoDePernambuco #MaisDoQueVocêImagina #Pernambuco #GenteComoAGente
MinhaHistóriaNoMãeCoruja #artegestacional
  • Quanto charme em uma foto só! Este é o Sayan Gabriel com a super orgulhosa mamãe Sabryna. Dormindo feito pedra, não é? Tomara que durma assim de noite também! Curtiu? Mande suas fotos também!
Envie para: redesmaecorujape@gmail.com

#MãeCorujaPE10anos #GovernoDePernambuco
#MaisDoQueVocêImagina
#Pernambuco
#GenteComoAGente
#MinhaHistóriaNoMãeCoruja
  • As diversas ações do Programa Mãe Coruja são resultado da parceria entre as secretarias de Estado e os municípios porque entendemos que não se trata só de melhorar a saúde das mães e crianças acompanhadas. Se trata de melhorar a vida, de forma integral. A Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, por exemplo, inclui as gestantes nos diversos programas de incentivo agropecuário da região, como o "Leite de Todos", para atendimento às necessidades nutricionais de gestantes, mães que estão amamentando, além de crianças e idosos. Para se cadastrar no Mãe Coruja, basta procurar o Canto mais próximo, portando, de preferência, um documento de identidade e a Caderneta da Gestante. Vem!

MãeCorujaPE10anos #GovernoDePernambuco #MaisDoQueVocêImagina #Pernambuco
  • Amanhã (13/12), a partir das 9h, o Canto Mãe Coruja de Condado realizará o I Encontro de Gestantes. O evento reunirá as gestantes do município para participarem de palestras, rodas de conversa e oficinas, além do cadastro no Programa. Estamos te esperando!

#MãeCorujaPE10anos #GovernoDePernambuco #MaisDoQueVocêImagina #Pernambuco
  • O Mãe Coruja não investe só na Saúde das mães e crianças acompanhadas. Investimos também no desenvolvimento pessoal e profissional, no acesso aos programas sociais, na formação dos vínculos afetivos e por aí vai. Exemplo disso foi a oficina de artesanato realizada pelo Canto de Itapetim para 15 mães atendidas pelo Programa. Nele, foram confeccionados vários artigos de Natal que serão comercializados pelas mães, revertendo-se em renda para a família. Mais independência e mais segurança para as mães.

#MãeCorujaPE10anos #GovernoDePernambuco #MaisDoQueVocêImagina #Pernambuco
  • O Mãe Coruja atua de forma intersetorial, o que significa que ele trabalha em parceria com as secretarias de Estado e os órgãos municipais, agilizando tudo o que for necessário para o bem-estar da gestante e de seus filhos. A Secretaria de Saúde, por exemplo, fortalece as ações do Mãe Coruja para qualificar o atendimento do pré-natal, parto e pós-parto; incentivar o aleitamento materno e a vacinação da gestante e da criança; acompanhar o crescimento e desenvolvimento das crianças até 5 anos; e promover os direitos reprodutivos e sexuais, bem como, o planejamento familiar. Ufa! Quanta coisa hein?

#MãeCorujaPE10anos #GovernoDePernambuco #MaisDoQueVocêImagina #Pernambuco
  • A saúde do pai, da mãe e da criança estão interligadas. Uma família saudável tem muito mais chances em todos os sentidos. Por isso, além de enfatizar a importância do pré-natal da gestante e do acompanhamento do desenvolvimento da criança, o Mãe Coruja também incentiva o cuidado da saúde do homem. Por isso, no #NovembroAzul ressaltamos a importância deste cuidado. Novembro acabou, mas fica o lembrete: cuidar da própria saúde não é vergonha pra ninguém.

#MãeCorujaPE10anos #NovembroAzul #GovernoDePernambuco #MaisDoQueVocêImagina #Pernambuco
© 2015 - 2017 Mãe Coruja Pernambucana
Mãe Coruja
Governo do Estado do Pernambuco