É Lei: Programa Mãe Coruja ganha orçamento impositivo

O Programa Mãe Coruja Pernambucana, com 10 anos de atuação ininterrupta no combate à morbimortalidade materna e infantil, na promoção da saúde na gestação e puerpério, no empoderamento socioeconômico da mulher e gestante, no resgate dos vínculos familiares, comunitários e culturais, e no desenvolvimento infantil, agora conta com mais uma garantia no desenvolvimento e continuidade de suas ações, que envolvem onze secretarias do Governo de Pernambuco, além de parcerias com prefeituras, organizações públicas e privadas. A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), aprovou, no último dia 15 de dezembro de 2017, a Lei nº 16.245, que estabelece, em seu artigo 18, a obrigatoriedade da execução dos créditos constantes da Lei Orçamentária Anual ou de créditos adicionais para financiar as despesas do Programa Mãe Coruja Pernambucana.

“Na prática, isso significa que todo o orçamento previsto para o programa, que é prioridade para o Governo de Pernambuco, seja utilizado. Isso contribui para o desenvolvimento e continuidade das variadas ações contempladas em áreas como educação, saúde, qualificação profissional, empreendedorismo, assistência social, cultura, desenvolvimento infantil, entre outras”, explica a gerente de Articulação Intersetorial, Odimeres Silva.

O projeto de Lei foi assinado pelo governador Paulo Câmara na ocasião da cerimônia de celebração aos 10 anos do Programa Mãe Coruja Pernambucana, que ocorreu nos jardins do Palácio Campo das Princesas, no dia 4 de outubro de 2017. O Mãe Coruja já atendeu mais de 200 mil gestantes e acompanhou 125 mil crianças de zero aos seis anos em 105 municípios, com presença em todas as regiões de Pernambuco. O texto original da Lei nº 16.245 pode ser lido aqui.

• O Estado de Pernambuco não é área de risco e, portanto, não há indicação para a vacinação contra a febre amarela. A vacina só deve ser tomada por pessoas que estejam viajando para áreas de risco, mediante comprovação.
A vacina de febre amarela não deve ser aplicada ao mesmo tempo que as vacinas tríplice viral (contra sarampo, rubéola e caxumba) ou tetra viral (contra sarampo, rubéola, caxumba e varicela).
No caso das gestantes, a vacina só deve ser tomada com a indicação de um infectologista. Lactantes de crianças até 6 meses e crianças até 6 meses não devem tomar a vacina.

#MãeCorujaPE10anos #GovernoDePernambuco #MaisDoQueVocêImagina #Pernambuco #vacinação #febreamarela
  • Gestante, seu calendário de vacinação está em dia?
- Influenza ✅
- Tríplice Bacteriana ✅
- Hepatite B ✅
A vacinação proporciona proteção para o bebê através dos anticorpos maternos via placenta e leite materno. Confira seu Cartão de Vacinação e fale com seu médico.

#MãeCorujaPE10anos #GovernoDePernambuco #MaisDoQueVocêImagina #Pernambuco
  • Sem informação, a gestação de uma criança pode ser uma fase bastante angustiante. Por isso, o Mãe Coruja leva o Kit Fases da Gestação para as mães acompanhadas, por meio de palestras, com o objetivo de mostrar o desenvolvimento do bebê no corpo da mulher, mês a mês. Desvendado o mistério, alivia-se a ansiedade e melhora-se a qualidade de vida da gestante e a saúde da gestação.

#MãeCorujaPE10anos #GovernoDePernambuco #MaisDoQueVocêImagina #Pernambuco
  • Maternidade é luta e é superação. E a gente sabe disso e, por isso, sempre vai estar ao seu lado seja nas atividades de acompanhamento, nos Círculos de Educação e Cultura ou no Qualifica Mãe Coruja .

MinhaHistóriaNoMãeCoruja #MaternidadeÉSuperação
  • Segura o coração que tem muito amor nesta foto! A Cassiana e o José Everaldo, um casal apaixonado, está esperando pelo Everton Pietro, bebê coruja que está pra chegar e que desde o início da gestação já é acompanhado pelo Programa. E nós do Canto de Jataúba conseguimos registrar em uma foto todo este amor. Curtiu? Mande suas fotos também!
Envie para: redesmaecorujape@gmail.com

MãeCorujaPE10anos #GovernoDePernambuco #MaisDoQueVocêImagina #Pernambuco #GenteComoAGente #MinhaHistóriaNoMãeCoruja
  • Atenção, mamães do Agreste Central! O Canto Mãe Coruja de Bonito fica na Avenida Agamenon Magalhães, S/N (no prédio do Departamento de Identificação). Para fazer o seu cadastro, leve, de preferência, a Caderneta da Gestante e um documento de identificação. E se você já faz parte, marca aqui nos comentários aquela amiga gestante que quer conhecer o Mãe Coruja também.

#MãeCorujaPE10anos #MeuCantoÉAqui #GovernoDePernambuco #MaisDoQueVocêImagina #Pernambuco #BonitoPE
  • Em Amaraji, o Canto Mãe Coruja promoveu o Dia D, atendendo cerca de 100 mulheres e crianças. Durante a ação foi ministrada a palestra "HIV, Aids e Doenças Sexualmente Transmissíveis - Combatendo o Preconceito e a Epidemia", promovida a atualização da carteira de vacinação das mães e crianças, feito o acompanhamento do desenvolvimento das crianças, realizados testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites das gestantes, além do sorteio de brindes e da distribuição de picolés. Um dia recheado de conhecimentos, cuidados e diversão!

#MãeCorujaPE10anos #GovernoDePernambuco #MaisDoQueVocêImagina #Pernambuco
  • Atenção, mamães do Agreste Setentrional! O Canto Mãe Coruja de Cumaru fica na rua João de Moura Borba, ao lado dos Correios. Para fazer o seu cadastro, leve, de preferência, a Caderneta da Gestante e um documento de identificação. E se você já faz parte, marca aqui nos comentários aquela amiga gestante que quer conhecer o Mãe Coruja também.

#MãeCorujaPE10anos #MeuCantoÉAqui #GovernoDePernambuco #MaisDoQueVocêImagina #Pernambuco #Cumaru